
A Jornada Nacional de Inovação da Indústria 2025, promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sebrae Nacional, Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e Sebrae Piauí, movimentou empresários, profissionais e especialistas do setor nos dias 15 e 17 de outubro, nas cidades de Teresina e Parnaíba..jpeg)
O evento, que percorre o país com o objetivo de conectar líderes, startups, especialistas e empresas inovadoras, tem como foco principal os desafios e oportunidades da Transição Ecológica e Digital, fundamentais para fortalecer a competitividade da indústria no estado.
No Piauí, a Jornada foi marcada por momentos de diálogo e apresentação de soluções tecnológicas e inovadoras voltadas para os desafios reais enfrentados pelo setor produtivo local. A programação contou com painéis temáticos, rodas de conversa e dois workshops — um sobre Gestão da Inovação e outro sobre Fomento à Inovação.
A edição em Parnaíba teve a participação do Superintendente de Inovação da CNI, Carlos Borke, que destacou a importância da interiorização das iniciativas de inovação. “A inovação precisa acontecer em todos os territórios, não apenas nos grandes centros. É fundamental valorizar soluções locais e fomentar conexões que fortaleçam os ecossistemas regionais”, ressaltou.
Também participaram do Encontro, o diretor administrativo da FIEPI, Edgar Ataíde, que na ocasião representou o presidente da instituição, Zé FILHO, Islano Marques, na área de inovação da FIEPI, o diretor regional do SENAI /PI, Roger Jacob, além de empresários e lideranças do setor produtivo da região de Parnaíba, que contribuíram com experiências práticas e apontaram demandas e oportunidades para impulsionar a competitividade local.
“O evento foi um espaço estratégico de escuta ativa e conexão. A inovação acontece quando somamos esforços entre indústria, academia, setor público e sociedade”, destacou Islano Marques.
Com a presença de diversos atores do ecossistema de inovação, a Jornada reforça o compromisso da CNI, Sebrae e FIEPI em estimular a adoção de tecnologias emergentes, promover a transformação digital e incentivar modelos produtivos mais sustentáveis, consolidando o Piauí no mapa da inovação nacional..jpeg)