Prisão de Arimatéia Azevedo é repudiada por órgãos nacionais e estrangeiros
O jornalista Arimatéia Azevedo, do portal AZ, está preso há 177 dias, sob acusação de extorsão com o médico Alexandre Andrade Souza.
O processo conta com uma série de impropriedades, de acordo com a defesa do jornalista, e nada justifica que Azevedo seja mantido sob cárcere
O advogado Palha Dias disse que “existe um jogo claro e perigoso, que ultrapassa os limites processuais, e que precisa ser imediatamente barrado, ou haverá uma grande confusão jurídica no andamento do processo.” Segundo ele, Azevedo é vítima de “pirotecnia policial” e “abuso de autoridade”.
A 6ª turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) julga nesta terça-feira a partir das 14h30min HC (Habeas Corpus) que pede a soltura do jornalista.
O jornalista foi preso por determinação da justiça em 12 de junho, em seguida, no dia 17 do mesmo mês, foi mandado para prisão domiciliar. Ele também está proibido de escrever a coluna diária que produzia para o portal AZ.
Vários órgãos de defesa da liberdade de imprensa se manifestaram contra a prisão, como ANJ (Associação Nacional de Jornais), ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e Repórteres Sem Fronteiras. (TR)