Os serviços de limpeza pública, da Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, contribuem decisivamente para a melhoria da qualidade de vida da população. Mas, para que esse trabalho alcance o máximo de êxito, o poder público precisa que os munícipes também façam sua parte, colocando seu lixo em local adequado para os veículos de coleta. Essa atitude cidadã colabora para agilizar a retirada do lixo das ruas, mantendo a cidade mais limpa, organizada e saudável.
Nos serviços diários, as equipes de limpeza encontram muitos entulhos em lixões criados de forma improvisada, e que acabam gerando a proliferação de mosquitos e outros vetores de doenças que afetam os moradores de residências mais próximas a esses locais. Em contato com a população nos bairros, os supervisores dos serviços de capina e varrição sempre solicitam, quando possível, que a população ajude no serviço da limpeza pública. A maioria dos parnaibanos entende a importância da ação e coloca o lixo em local apropriado.
A Secretária Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos e Defesa Civil, Maria das Graças Moraes Souza, informa que todo mês as equipes do órgão retiram toneladas de lixo, e esse volume se torna ainda maior e mais trabalhoso por conta de lixões improvisados em muitas áreas na cidade. Mesmo com o serviço municipal de coleta funcionar de forma regular, ainda há pessoas com baixo nível de consciência ambiental que jogam lixo em qualquer região.
“Muitos terrenos em Parnaíba, de propriedade privada, estão servindo como lixões, e algumas pessoas usam esses espaços para depositar entulhos. O serviço de manutenção e limpeza dessas áreas é de incumbência de seus proprietários. O que ocorre é que o setor de limpeza pública do município, muitas vezes, acaba tendo que retirar o lixo desses locais, para que não virem potenciais disseminadores de doenças. Além do rotineiro trabalho de campo nas vias, ainda temos que direcionar, em algumas situações, as equipes para a realização de limpeza em algumas áreas que não possuem nem muros e ficam de acesso direito à população, com o lixo obstruindo calçadas e podendo causar muitos prejuízos à saúde pública”, explica a Secretária Gracinha.
Ela ressalta ainda que colocar lixo em local adequado para facilitar o trabalho da coleta é um ato de cidadania. O descarte correto do lixo agiliza o trabalho de limpeza das vias. Menos lixo nas ruas, mais saúde para a população. A Prefeitura de Parnaíba faz sua parte, cuidando da logística de limpeza dos resíduos, mas a colaboração dos munícipes é fundamental. (Fonte:SupCom)