Campo da Mercedes já serviu para diversão, hoje tem como única
finalidade: acumular lixo.
O Campo da Mercedes, situado no bairro São Francisco da Guarita, em Parnaíba, já foi palco de memoráveis partidas do futebol amador e serviu também para abrigar circos e parques para divertir a população parnaibana. As partidas de futebol eram sempre realizadas nos finais de semana e reunia grande público mesmo sem ter acomodações adequadas. A população assistia as partidas em pé ou mesmo sentada no chão. Alguns traziam suas cadeiras de casa para seu melhor conforto.Dessas partidas ali realizadas nasceram grandes craques do nosso futebol que depois se profissionalizaram e disputaram o campeonato piauiense pelo Parnahyba, Paissandu ou mesmo clubes de outras localidades.
O campo também já serviu para a realização de muitos comícios políticos e promessas de campanha que nunca se concretizaram.
Lamentavelmente o cenário atual é bem diferente do passado, como nosso repórter Itamar Araújo (Big Boy) teve a oportunidade de registrar em fotos.
O local passou a ser um verdadeiro lixão, tirando toda a essência do campo e prejudicando os moradores e comerciantes do local e aos desportistas. Muito pior, depreciando a Igreja de São Francisco e a Fundação Ninho, presidida por Dona Zulmira, que desde 1993 cuida de crianças carentes e que ficam bem próximo ao campo transformado em lixão.



