Lula tenta convencer Lira a isolar Ciro Nogueira

Lula acha que está para nascer o deputado ou senador capaz de recusar cargos no governo, apontando no “presidencialismo de cooptação”. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Ao retornar de sua viagem à Europa, perfazendo 37 dias fora do País desde a posse, Lula já terá compromisso na agenda, na quinta (20), com o presidente da Câmara, Arthur Lira, a quem pretende oferecer mundos e sobretudo fundos, na forma de cargos, para tentar atrair o deputado à sua base. A estratégia do presidente da República seria “estimular” Lira a promover o isolamento no PP do presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira, que veta qualquer chance de acordo com o Planalto.

Cargos, sempre eles

Lula acha que está para nascer o deputado ou senador capaz de recusar cargos no governo, apontando no “presidencialismo de cooptação”.

Chave do cofre no bolso

O petista parece não perceber que os tempos são outros, com o “empoderamento” de parlamentares que têm acesso aos cofres públicos.

Cargos geram confusão

Com liberação obrigatória de emendas, “orçamento secreto” ou emendas do relator, muitos parlamentares procuram distância do toma lá, dá cá.

Maconhômetro

O deputado federal Sargento Fahur (PSD-PR) defendeu exame toxicológico para autorizar candidatura no Legislativo “tem um monte de deputado maconheiro”, justificou o parlamentar.

Conceitos

Priscila Costa (PL-CE) classifica como “agrofacismo” casos como o do governador do Ceará Elmano de Freitas (PT), que diz ser um “governador sem-terra”, mas é dono de propriedades rurais.

Homem sexual

No Plenário da Câmara para defender Érika Hilton (Psol-SP) do suposto caso de homofobia, o deputado José Nelto (PP-GO) disse faria fala em defesa de todos os “homens sexuais”. Gerou gargalhadas entre colegas.(Diário do Poder)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.