​”Mais um golpe no turismo”, diz Gracinha sobre suspensão de voos da Azul no Piauí

A deputada estadual Gracinha Mão Santa (Progressistas) se manifestou, nesta sexta-feira (10), sobre a suspensão de voos da Azul para São Raimundo Nonato. A parlamentar disse que a situação é “mais um golpe” que atinge o turismo do estado e alegou que chegou a alertar o governo para garantir a manutenção das rotas.

GRACINHA MÃO SANTA Foto: Laura Cardoso/Lupa1

“Mais um golpe que impacta diretamente nosso turismo! Recebemos com muita preocupação a notícia da suspensão dos voos comerciais da Azul em São Raimundo Nonato e Parnaíba! Há muito tempo venho alertando e pedindo ao Governador Rafael Fonteles, secretário de Turismo e a bancada federal do Piauí e Alepi para garantir essas rotas”, escreveu a deputada nas redes socias.

Gracinha também declarou que enviou um requerimento cobrando “esforços para manter os voos entre Parnaíba e Campinas (PI)”, defendendo a importância que a região tem economicamente para o Piauí.

“O turismo é nosso maior potencial econômico nessas regiões e não pode ser ignorado! A perda das linhas aéreas é drástica para o desenvolvimento do turismo e da economia em Parnaíba e São Raimundo.

Entenda

A empresa de aviação Azul Linhas Aéreas anunciou a suspensão das operações aéreas para São Raimundo Nonato, um dos principais destinos turísticos do Sul do Piauí e porta de entrada para o Parque Nacional Serra da Capivara, e para Parnaíba. A decisão, passa a valer a partir dia do dia 10 de março de 2025, preocupa lideranças locais e o setor de turismo, uma vez que a região registrou um novo recorde de visitações em 2024, com quase 40 mil turistas, segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Azul Linhas AéreasReprodução/GovPI

Além do Piauí, outros estados do Nordeste, como Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, também serão afetados pelas suspensões de voos da companhia. Em comunicado oficial, a Azul justificou a decisão com base em diversos fatores, incluindo o aumento dos custos operacionais da aviação, impactos da crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar.

“Como empresa competitiva, a companhia reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda. Sendo assim, a companhia anuncia que irá suspender operações na cidade de São Raimundo Nonato (PI), a partir do dia 10 de março, devido a uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda”, diz o comunicado da empresa, divulgado nessa quinta-feira (9).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.