Marcelo Castro defende Ciro e diz que chance de impeachment de Moraes é “zero”

Declaração foi uma resposta às críticas feitas por Silas Malafaia, que classificou Ciro como “traidor” por não apoiar a iniciativa de afastar Moraes.

Em meio ao acirramento da crise política envolvendo setores conservadores e o Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Marcelo Castro (MDB-PI) saiu em defesa do também senador piauiense Ciro Nogueira (PP), que vem sendo alvo de críticas após declarar que não assinaria qualquer pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes.

Marcelo Castro sai em defesa de Ciro – Foto: Reprodução

Durante entrevista ao programa Hoje à Noite, da TV Lupa1, Marcelo minimizou a polêmica e classificou como “realista” a postura de Ciro. O emedebista questionou a narrativa de que o parlamentar estaria “atrapalhando” o movimento pelo afastamento de Moraes, como sugerido por lideranças bolsonaristas, e explicou que o processo de impeachment não depende de adesão coletiva para ser iniciado.

“Bom, acho que o Ciro está sendo racional, está sendo lógico, mas eu não sei de que assinatura é que eles estão falando, porque para requerer o impeachment não precisa de dez assinaturas, nem de vinte. Não tem número de assinaturas, é uma pessoa só que, se quiser, pede o impeachment. Quem pediu o impeachment da Dilma? Foi a advogada Janaina Paschoal? A Janaina Paschoal e teve outro lá que eu me esqueci o nome dele. Foram duas pessoas que pediram. Então, o que acontece? Qualquer cidadão pode pedir o impeachment, então não precisa de assinaturas”, afirmou Marcelo.

A declaração foi uma resposta às críticas feitas por Silas Malafaia, que classificou Ciro como “traidor” por não apoiar publicamente a iniciativa de afastar Moraes. Para Malafaia, ao afirmar que o Senado não possui os votos necessários para aprovar o impeachment, o senador estaria fazendo um “joguinho político psicológico” para desmobilizar os demais parlamentares.

Marcelo, no entanto, contestou essa visão e reforçou que Ciro apenas verbalizou o que, nos bastidores do Congresso, é tratado como consenso: a inviabilidade do impeachment de ministros do STF na atual legislatura.

“Agora, a chance de passar o impeachment aqui, com essa composição do Congresso Nacional, que precisa de cinquenta e quatro votos, é chance zero. O Ciro só falou a realidade. Agora está sendo criticado pelos bolsonaristas, pelo Malafaia e outros do tipo, mas o Ciro falou a verdade. Essa é a realidade que a gente tem que dizer”, concluiu o senador do MDB. (Lupa1)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.