Médicos formados no exterior chegam ao Piauí para substituir cubanos

Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), 34 médicos intercambistas individuais chegaram ao Piauí nesta quarta-feira (34) para preencher as vagas deixadas pelos médicos cubanos no Programa Mais Médicos. A chegada dos profissionais acontece quatro meses após os primeiros cubanos deixarem o estado, depois do fim da parceria entre Cuba e o Governo Federal.

Os médicos que chegaram no estado são brasileiros formados no exterior e passaram por capacitação no Ministério da Saúde sobre as políticas de atenção básica e Sistema Único de Saúde. Oito dos profissionais que atuarão na região Centro e Norte chegaram às 14h30 no aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina. Já os demais que atuarão na região Sul chegam por outros aeroportos para facilitar o deslocamento. 

De acordo com a Sesapi, todos os médicos devem seguir ainda hoje para os municípios onde irão atuar e devem assumir os postos até sexta-feira (29). Atualmente o Piauí conta com 132 municípios inseridos no programa Mais Médicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *