O deputado federal Merlong Solano (PT), coordenador da bancada piauiense no Congresso, avaliou que a chapa proporcional da federação formada por PT, PCdoB e PV está consolidada e tem potencial para ampliar a bancada do bloco na Câmara Federal nas eleições de 2026.

Merlong Solano avalia que chapa governista está consolidada e projeta ampliação da bancada do PT em 2026
Atualmente, o Partido dos Trabalhadores conta com quatro representantes na Câmara dos Deputados. Segundo Merlong, além da manutenção dessas cadeiras, o grupo pode conquistar até cinco vagas no próximo pleito.
“Está tudo tranquilo na nossa chapa. Os quatro deputados federais, temos mais outras lideranças como o ex-deputado de Santana, o deputado estadual Franzé Silva. Enfim, são pessoas com muita representatividade junto à sociedade, o que nos dá condições de almejar até cinco vagas na Câmara Federal”, afirmou o parlamentar ao O Dia nesta segunda-feira (27).
Merlong destacou ainda que o governador Rafael Fonteles tem atuado para fortalecer a base aliada em todos os níveis da disputa.
“O governador busca apoiar o fortalecimento máximo da nossa base. Temos o objetivo de reeleger o governador, eleger dois senadores e garantir uma ampla bancada federal, a exemplo do que fizemos na eleição passada”, acrescentou.
Questionado sobre prefeitos da base que demonstram aproximação com a oposição, o deputado ressaltou que a nova direção estadual do PT tem trabalhado para manter a unidade e a coerência política do grupo.
“Temos também a nova direção do PT trabalhando no mesmo sentido [união da base governista]. Não só de apoio à base do governo, mas também de fidelidade partidária em relação àqueles que são membros do diretório do PT, que ocupam funções importantes do nosso partido, apoiarem chapa completa ligada ao partido”, finalizou. (Ezequiel Araujo)