O deputado federal Merlong Solano (PT) criticou a ação do parlamentar Delegado Caveira (PL), que ergueu uma bandeira com o nome de Trump e seu slogan “Make America Great Again” (“Faça a América grande novamente”, em inglês), gesto que classificou como “viralatismo”.

Deputado Caveira erguendo a bandeira em apoio ao Trump.
De acordo com o deputado petista, levantar a bandeira de um presidente que está impondo sanções ao país é agir contra a própria pátria.
“Caveira liderou um grupo de deputados traidores do Brasil e levou o viralatismo pra dentro do Congresso do Brasil ao levantar a bandeira de apoio a Trump. São traidores da Pátria que defendem a tarifa de 50%, o fim do PIX, o fim da 25 de Março, enfim, o fim da nossa soberania”, declarou o parlamentar na rede social X.
O deputado Caveira já havia sido repreendido por colegas da própria base bolsonarista. A iniciativa ocorreu como reação à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que impôs medidas cautelares ao ex-presidente. Posteriormente, o parlamentar pediu desculpas por ter levantado a bandeira durante seu pronunciamento.
Após a decisão do STF, Bolsonaro passou a usar tornozeleira eletrônica e foi proibido de utilizar redes sociais e conceder entrevistas. Na véspera em que Caveira ergueu a bandeira, o ex-presidente esteve no Congresso e exibiu o equipamento para aliados que estavam presentes. (O Dia)