Cerca de metade dos processos da 1º Vara Criminal de Parnaíba estão parados no gabinete do juiz José de Ribamar Oliveira e Silva, afastado do cargo, por decisão do Tribunal de Justiça. Em função destes problemas, o Ministério Público Estadual pediu a realização de correição extraordinária naquela Vara Criminal.
O afastamento do referido juiz se deu após sucessivas concessões de Habeas Corpus a presos naquela cidade acusados de tráfico de drogas. José de Ribamar também foi o responsável pela liberdade provisória do ex-coronel Correia Lima no mês de julho.
O Promotor de Justiça Rodrigo Roppi de Oliveira, coordenador do Núcleo das Promotorias de Justiça Criminais do município, alertou a Corregedoria-Geral da Justiça, destacando as decisões questionavéis do magistrado.
O juiz teria determinado a soltura ilegal de traficantes condenados. No final de julho, José Viriato Correia Lima, ex-tenente-coronel da Polícia Militar condenado à pena de reclusão por 47 anos e meio, foi liberado por sete dias para tratamento de saúde. A determinação causou polêmica, e até mesmo o Governo do Estado expressou contrariedade.
Daiane Rufino (Portalaz)