Ministério Público executa em Parnaíba programação de visitas a instituições de abrigo e outras organizações

O Promotor de Justiça Cristiano Farias Peixoto, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, realizou visitas ao Centro Pop e ao Abrigo dos Idosos da cidade, com o objetivo de aproximar o contato com as instituições, verificar as atividades desenvolvidas por cada uma, bem como suas demandas, verificando como o Ministério Público poderia cooperar, dentro de suas atribuições institucionais.
A primeira organização a ser visitada foi o Centro Pop, que é gerido pela Prefeitura Municipal de Parnaíba, contando com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social, pedagoga, educadora social e cozinheira. O Centro Pop “é uma unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua. Deve ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua”.
Na oportunidade, a pedagoga Daniele Rego recebeu o Promotor de Justiça e o assessor Douglas Rodrigues da Silva, e explicou o funcionamento e a composição da instituição, fornecendo ainda outras informações.
Na sequência de visitas, o Promotor de Justiça Cristiano Farias Peixoto se dirigiu ao Abrigo São José, local mantido pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania, órgão vinculado ao Governo do Estado do Piauí. O abrigo tem como objetivo “acolher o idoso respeitando sua dignidade e garantindo saúde, assistência social e nutricional. O idoso inserido no abrigo recebe acompanhamento especializado através da equipe interdisciplinar que compõe a instituição como assistentes sociais, enfermeiras, técnicos de enfermagem e cuidadores”.
O Promotor de Justiça foi recebido pela coordenadora da organização, Tânia Maria Araújo. Esta informou que desde o final do ano passado as estruturas estão passando por uma reforma. O representante do Ministério Público constatou que, na placa afixada à entrada do local, registrou-se que a obra só deveria durar 90 dias, prazo esse que já venceu. A obra foi avaliada em torno de R$ 407.062,31. Por conta da reforma, os idosos estavam dormindo em um local coletivo e havia muita sujeira no abrigo.
As visitas realizadas pela 2° Promotoria de Justiça fazem parte do calendário programado e visam aproximar mais o Ministério Público das instituições e órgãos públicos em geral, bem como fiscalizar a aplicação do dinheiro público.
Em janeiro de 2018, o Promotor também realizou visitas aos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) II e III, bem como ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
 
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.