Como acontece todos os anos, no Dia de São Francisco, uma multidão de fiéis se comprime em frente à Igreja de São Sebastião, em Parnaíba, para aguardar a saída da procissão de São Francisco, que percorre diversas ruas e avenidas da cidade, ocasião em que as pessoas rezam, acompanham e participam das celebrações dos religiosos e pagam promessas.
Este ano não foi diferente. Como há mais de duas décadas dia 4 de outubro é feriado municipal, os católicos mais fervorosos não deixam de participar e se preparam para o ato religioso desde as primeiras horas da tarde. Após percorrer várias ruas da cidade, a procissão retorna para a Igreja, onde é rezada a Santa Missa, concelebrada por religiosos de diversas paróquias.
A procissão de São Francisco em Parnaíba já é uma atração anual, podendo constar do calendário turístico religioso do Estado, considerando que para cá acorrem pessoas vindas de outros Estados e municípios vizinhos, com o intuito de pagarem promessas, como ocorre em Canindé, no Ceará, onde as festas de São Francisco já alcançam dimensão internacional. Em Parnaíba, por sua vez, é a maior procissão religiosa realizada no município, quiçá no Estado do Piauí.
(Imagens enviadas via WhatsApp)