A Rede Bandeirantes mostrou uma situação rara no pior momento da pandemia no Brasil.
O jornalista piauiense, Vinícius Weiner, esteve em Patos do Piauí que está há 20 dias sem registrar novos casos de COVID-19. Alguns ações mostradas na reportagem, colaboram para que o município de 6.105 habitantes (Censo do IBGE de 2010), tenha se destacado no combate a pandemia.
Patos do Piauí / FOTO: Portal Cidades em Foco
Por exemplo, um carro de som, circula todos os dias a cidade e o interior, divulgando informações sobre o novo coronavírus. O uso de máscara é uma prática entre os moradores que também obedecem rigorosamente o distanciamento social e as medidas restritivas.
Os agentes da Vigilância Sanitária fazer uma fiscalização rigorosa e percorrem todas as casa, fiscalizando e orientando sobre a doença, além de uma barreira montada na entrada da cidade que faz um controle rígido para evitar a entrada de pessoas com o vírus.
O comércio funciona de segunda a sexta, permitindo apenas a entrada de três pessoas de cada vez. A igreja não abre há um anos e as celebrações religiosas são realizadas ao ar livre, com distanciamento e lugares marcados.
As aulas alunos, como acontece em todo o país, são realizadas de forma remota. Pais e professores organizaram uma ação coletiva para garantir que mesmo quem não tem acesso a internet continue estudando.
Enquanto isso, o município vai ampliando a vacinação à medida que os imunizantes vão chegando.
Medidas simples, de conscientização mas também de repressão, combinadas, estão proporcionando a Patos do Piauí, um feito raro na maior crise de saúde e sanitária do Brasil. (Douglas Cordeiro)