O governador Wellington Dias deve definir até a próxima semana, a data da posse dos deputados que deverão assumir as oito secretarias que são administradas por interinos. Passou o carnaval e depois de um mês e meio de administração, não justifica mais o governador adiar a posse destes secretários, principalmente dos seis deputados estaduais.
São oito secretarias que estão nesta situação: Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR (Francisco Limma – PT) , Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico ( Nerinho -PTB), Secretaria de Infraestrutura Janaina Marques – PTB), Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Gessivaldo Isaias – PRB), Secretaria de Defesa Civil ( Hélio Isaias-PTB), Secretaria de Cidades (Fábio Xavier – PR) que devem ser ocupadas por deputados estaduais acima citados.
As Secretarias de Educação e de Segurança Pública serão ocupadas por dois deputados federais, Rejane Dias (PT) e Fábio Abreu (PTB) respectivamente. No caso dos dois deputados federais, eles condicionaram suas posses a tramitação de seus projetos na Câmara Federal.
A marcação da posse dos secretários-deputados (no caso dos deputados estaduais) e a confirmação dos nomes poderá por um fim nas dúvidas sobre a formalização da base de apoio do Governo na Assembleia. Ainda existe um clima desconfiança dentro da base aliada, por causa crise gerada depois a eleição para a presidência da Assembleia, que teve seu ápice com o caso do deputado Evaldo Gomes (PTC), que foi expulso da base, por não cumprir, segundo o Palácio de Karnak, o acordo firmado com os governistas.
Mesmo deixando transparecer, através do silêncio, que não haverá mais retaliações aos deputados estaduais que “traíram “ Governo. O clima político ainda está carregado de boatos e dúvidas. E cabe ao governador por um fim nisso, anunciando a data da posse do restante do seu secretariado.(Ubiracy Sabóia)
