
O secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, concedeu uma entrevista na manhã desta quarta-feira, 02 de fevereiro, ao programa Bom Dia Meio Norte, para falar sobre o novo decreto publicado pelo Governo do Estado com novas medidas de restrição no estado.
O decreto foi pautado em recomendações do Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19 (COE), diante do surgimento da Ômicron e da alta da taxa de positividade que cresceu de 16,66% para 31,5% e da ocupação de leitos de UTI no Piauí que está acima dos 70%.
“Nós estamos em um momento que nos leva a uma reflexão da necessidade de medidas que possam contribuir decisivamente no controle da transmissibilidade do coronavírus, não é possível que a gente tenha hoje uma necessidade de estarmos todos os dias ampliando leitos para tratamento das síndromes respiratórias graves e também para a Covid-19 e a gente tenha eventos, atividades, que gerem aglomeração”, declarou.
Segundo o secretário, a posição tomada ontem pelo Governo do Piauí após recomendação do COE é a mesma de outros estados. “O Centro de Operações de Emergência se reuniu a pedido do governador para avaliar os dados do momento. O governador pediu que os membros do COE apontassem caminhos para que a gente pudesse estabelecer uma nova medida do decreto e que ela fosse uma norma que espelhasse o atual momento e as necessidades que nós temos. Então o que foi deliberado foi que nós não podemos ter festas de pré-carnaval, nem carnaval esse ano e não podemos ter nenhum evento que gere aglomeração. A presença de público nos teatros, cinemas, em qualquer espaço que congregue pessoas está restrita a 30% da capacidade. Essas são as principais medidas do decreto que entrou em vigor a partir de ontem e que efetivamente traz essa posição, posição essa que também é compartilhada por outros estados”, disse.