O Piauí tem o 4º pior índice de domicílio que não possuem banheiro de uso exclusivo dos moradores no Brasil. Isso é o que indica a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo os dados, 114 mil domicílios piauiense não contam com banheiro, o que representa 11% dos lares do estado.
Esse percentual está bem acima da média nacional, que é de 2,2% das residências sem banheiros. O Acre é o estado que apresenta a pior situação no país. Cerca de 19,8% dos lares vivem sem banheiro. Em seguida, aparece Maranhão, com 14,7%; Pará, com 19,9. A situação no Piauí é pior que a Amazonas (10,6%) e Ceará (5,1%).
Dos lares que possuem banheiro no Piauí, 78,4% utilizam como esgotamento sanitário a fossa séptica não ligada à rede geral, 5,4% usam a rede geral ou pluvial, 3,2% dispõem de fossa séptica ligada à rede geral e 13% possuem outro tipo de escoadouro.
A PNADC de 2019 pesquisou ainda a destinação do lixo, a condição de ocupação dos domicílios, a média de moradores, indicador de residências com piso de cimento, acesso a bens de consumo e percentual de pessoas que moram sozinhas.(O Dia)