O deputado estadual do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, informou através de sua conta no Twitter que irá acionar a Secretaria Nacional de Direitos Humanos em favor dos manifestantes presos durante os protestos em Teresina, contra o aumento da passagem de ônibus.
Primeiro, o parlamentar se pronunciou espontaneamente em favor dos manifestantes. “Toda minha solidariedade aos estudantes do Piauí. Absurda e injustificada violência policial, os responsáveis devem ser punidos”, escreveu.
Em seguida, informado por internautas sobre a transferência de nove manifestantes para presídios de Teresina, o deputado fluminense prometeu ajudar. “Vou entrar em contato com a secretaria nacional de direitos humanos, isso é um absurdo. O governo federal tem que agir.”
Das pessoas presas ontem, sete foram levadas para a Casa de Custódia de Teresina e duas para penitenciária feminina. Os manifestantes não conseguiram arrecadar os R$ 6.220,00 de fiança para a soltura. O movimento entrou com pedido de habeas corpus a ser analisado. Eles sugerem a liberdade provisória desde que os presos não participem de novos atos.
Texto: Fábio Lima
