O Bairro do Carmo, em Parnaíba, está vulnerável a uma enchente, caso ocorra inverno rigoroso, este ano. O governo do Estado do Piauí ainda não recompôs de concreto o dique de proteção, destruido em abril do ano passado. No local foir erguida depois uma mureta com tijolos de seis furos, incapaz de suportar a força de uma enchente.
A destruição completa do dique foi impedida pelo prefeito de Parnaíba, José Hamilton Furtado Castelo Branco, para quem a demolição só poderia acontecer depois de construído novo dique constante no projeto do Governo do Estado num alinhamento mais próximo da margem do rio. Meses depois, o vice-governador do Estado, Moraes Souza Filho, chegou a admitir numa reunião com vereadores que a demolição foi uma irresponsabilidade do governo ao qual pertence. Ele declarou no início do último mês de dezembro que a construtora quebrou o dique para começar a faturar e completou: “…a verdade é que existe apenas o projeto, não há qualquer convênio, muito menos recursos assegurados”.
Émbora a estação do inverno já tenha iniciado, ainda não foi divulgada pelo governo do Estado ou pela vice-governadoria qualquer providência para proteger os moradores do Bairro do Carmo de uma eventual enchente do Rio Igaraçu.Acesse24horas
