Nordeste fecha contrato para 10 milhões de doses da Sputnik V

Diante da sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) da Medida Provisória que permite aos Estados e municípios firmarem a aquisição de vacinas, o Consórcio Nordeste consolidou na quinta-feira (11) o contrato para a compra de 10 milhões de doses da Sputnik V, imunizante russo desenvolvido pelo Instituto Gamaleya. A informação foi adiantada pelo governador Wellington Dias (PT), que preside o grupo e coordena a temática no Fórum dos Governadores do Brasil. 

Governador comemora nova MP (Foto: Ascom)

“O contrato, firmado pelo governador da Bahia Rui Costa, que à época liderava o Consórcio Nordeste, se refere à compra de 10 milhões de doses da vacina Sputinik. Também temos acordo firmado para a compra de doses com a União Química, fabricante da vacina no Brasil”, disse.

Com a novidade, a perspectiva dos líderes estaduais é que haja uma celeridade no processo de imunização da população, tendo em vista que o Brasil enfrenta o pior momento da pandemia ultrapassando a barreira de 2 mil mortes por dia. 

“A MP também determina uma aprovação mais rápida da vacina pela Anvisa. Mais vacinas para o nosso povo! Com a sanção da Medida Provisória (MP) 1.026/21, conhecida como MP das Vacinas, estamos transformando um contrato de opção de compra em contrato de compra firme com o Fundo Soberano Russo”, pontuou o líder piauiense.(MN) 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.