Em mais uma ação da Semana Nacional de Trânsito, equipes 2º Companhia Independente de Trânsito (Citran) e da Guarda Municipal realizaram nesta quarta-feira (20), uma blitz educativa Avenida São Sebastião. A atividade acontece em momento em que Parnaíba apresenta um aumento no número de pessoas lesionadas por acidentes de trânsito.
Segundo a Major Íris França, comandante da 2ª Citran, somente este ano, aproximadamente 120 pessoas foram vítimas de acidente no trânsito da cidade, representando um aumento de 10% em relação ao ano passado.
Outro dado preocupante é o grande número de acidentes envolvendo motos. Dados do Ministério da Saúde apontam que o Piauí lidera o ranking nacional de mortes e acidentes com motociclistas, tendo registado, em 2022, 18 mortes para cada 100 mil pessoas. Além disso, o Piauí ocupada a 4⁰ colocação em relação a acidentes com outros meios de transporte.
Vias com maior ocorrência de acidentes em Parnaíba
De acordo com um levantamento da 2ª Citran, em Parnaíba, as vias que tem o maior número de acidentes de trânsito são Avenida São Sebastião, seguida pelas avenidas Dr. João Silva Filho, Armando Cajubá e Ricardo Coimbra. Os horários de pico, 12h e 18h, são os de maior ocorrência.
Destaca-se ainda o perfil das pessoas acidentadas, sendo que 1/3 dos acidentes são com jovens e adultos jovens, em sua maioria do sexo masculino.(Viviana Braga)