Entre a grande maioria de catadores, estão mulheres, algumas delas gestantes, crianças e pessoas idosas, que pela necessidade, buscam no lixo o que comer e utensílios que possam servir para o uso no dia-a-dia.
De acordo com alguns dos catadores, tudo o que possuem dentro de caso, como também as peças de roupas, objetos que usam, todos são provenientes do lixo.
Parnaíba é uma cidade com o nível de potencial elevado no que diz respeito ao desenvolvimento econômico, mas quem vê a cidade que é conhecida por ter um dos mais belos cartões postais do Nordeste, não imagina a realidade oculta, o destino do lixo doméstico. Um desastre que pode ser descrito pelo triste fato de que crianças deixam de estar aproveitando momentos de lazer, para estarem ajudando os mais adultos na complementação da renda familiar.
Tacyane Machado para o Proparnaiba.com