O senador Marcelo Castro (MDB) comentou as expectativas para a oficialização da federação entre sua sigla e o Republicanos. O parlamentar apontou que a união deve totalizar 88 deputados federais e 15 senadores.
De acordo com o presidente do MDB estadual, a legenda deve voltar ao protagonismo na política nacional e os partidos que não fizerem federações devem ficar para trás.

“O partido que não se federar vai ficar em uma situação inferior. Como disse o ministro dos Transportes, Renan Filho, vai passar para a 2ª divisão. Nós vamos nos reunir e nos federar com os Republicanos. Ficaremos com 88 deputados federais e com 15 senadores. Então o MDB vai voltar ao protagonismo que sempre teve no Brasil”, comentou.
O novo padrão deve ditar a política brasileira nos próximos anos, mas também contradiz conjunturas regionais em que partidos rivais em instâncias nacionais são aliados a nível estadual.
O deputado Jadyel Alencar, que é presidente estadual do Republicanos, também se posicionou a favor da federação entre os dois partidos. (Guilherme Freire)