O SUPER ZÉ FILHO

Por:Zózimo Tavares

O vice-governador Zé Filho deve assumir dentro de dez dias o Governo do Estado, para cumprir um mandato-tampão de dez meses. Se os acordos políticos firmados até ágora forem efetivamente cumpridos, ele tomará posse no dia 4 de abril. Nessa data, o governador Wilson Martins renunciará para concorrer ao mandato de senador.
Os correligionários e aliados do futuro governador alimentam  grandes expectativas em torno de seu desempenho político-administrativo, mesmo sem ele ter liberdade para escolher mais da metade de sua equipe. Eles querem que Zé Filho dê um show de administração, comande a sucessão estadual e eleja o próximo governador. Também querem que ele viabilize a eleição de pelo menos dois terços das bancadas estadual e federal.
O vice-governador tem dito que honrará os compromissos assumidos e que se empenhará pela eleição de seus correligionários e aliados. Também que arregaçará as mangas para manter a máquina administrativa em pleno funcionamento. E que suará a camisa, ainda, para concluir as obras públicas que estão em andamento no Estado.
O governo que se prepara para sair deixa a casa arrumada. As finanças estão equilibradas, mas o Estado anda sobre o fio da navalha, em matéria financeira. Os gastos estão no limite da receita e não há como mudar esta situação em pouco tempo. O desafio do novo governo será, então, para manter o equilíbrio das finanças, custe o que custar.
Por isso mesmo, uma equipe de transição já está em ação. Composta de técnicos e de políticos ligados tanto ao vice-governador quanto ao governador, essa equipe prepara terreno para que não haja sobressaltos na administração estadual com a mudança de governo, a partir do início de abril. 
O curioso é que os que esperam tanto de Zé Filho, os que jogam sobre seus ombros esse pesado fardo, há poucas semanas não viram nele nem força nem perfil para ser candidato à sucessão de Wilson Martins pelo esquema governista. Agora, no entanto, querem fazer crer que ele é dotado de superpoderes. Não soará estranho se exigirem também que ele faça milagres!  

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.