No último dia 13 de setembro, o Gerente de Projetos do Ministério da Saúde, Thiago Santos, acompanhado de representantes da empresa responsável pela obra de construção da radioterapia do Hospital Marques Basto, CG Construções, estiveram em Parnaíba para vistorias e entrega da obra para o Hospital.
De acordo com Thiago Santos, após a entrega do prédio inicia a etapa de montagem no acelerador nuclear. “É muito importante estar entregando mais uma obra de radioterapia. Um projeto que abrange vários estados brasileiros. Agora seguimos com mais algumas etapas com a montagem do equipamento, comissionamentos e licença de operações. São etapas necessárias para concretizar a radioterapia em Parnaíba”, explicou Thiago, Gerente de Projetos do Ministério da Saúde.
“Estamos muito felizes com o avanço da radioterapia e agradecemos o Ministério da Saúde por todo o empenho para o desenvolvimento e instalação do projeto de expansão da radioterapia no estado do Piauí beneficiando toda a planície litorânea e região dos cocais no Piauí”, falou Mirócles Campos Véras, Diretor administrativo da instituição.
Inicia agora a montagem do acelerador linear, equipamento utilizado na radioterapia, modalidade de tratamento de câncer, que emite radiação ionizante para combater ou diminuir o desenvolvimento do câncer. No Piauí, atualmente, o tratamento de radioterapia acontece apenas em Teresina e em breve o serviço será oferecido em Parnaíba através do Hospital Marques Basto descentralizando o serviço e chegando aos pacientes em tratamento de câncer que precisam do serviço com mais agilidade.