OBSERVATÓRIO

Da Parnaíba
O nome político do ex-vereador de Parnaíba Joãozinho da Unimagem (João Batista Gonçalves), que foi candidato a prefeito da cidade nas últimas eleições, está sendo agora Joãozinho da Parnaíba Gonçalves. Pelo menos é assim que consta no seu perfil do facebook.O que não se sabe é se essa troca vai lhe render mais ou menos votos. Ele já concorreu em 4 eleições com o primeiro nome. E será candidato a deputado estadual no ano que vem.
Hospital Dirceu
O que os políticos mais prometem em período de eleição? Investimentos em saúde e educação. E o que dizer da situação em que se encontra o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, com UTI fechada, com pessoas morrendo no final de semana sem ter médico sequer para liberar os corpos? Não fosse o Pronto Socorro Municipal, qual seria a situação da população que precisa de serviços de saúde? E por que ainda não existe nessa cidade um Hospital Municipal?
E a Educação?
No setor educação, apesar das “maquiagens” que fazem, contabilizando como escolas  de tempo integral aquelas que apenas possuem o Programa “Mais Educação”; apesar também da distribuição de tabletes e bicicletas nas escolas, há um grande vazio no que tange às práticas esportivas. Além de faltaram professores de educação física, a situação lastimável em que se encontram muitas quadras esportivas é um sinal evidente da mentira que é a marca de alguns gestores. Na área municipal basta citar a quadra do CAIC, atualmente interditada. E na área estadual cite-se a Quadra Esportiva Radialista Silvio Gomes, do Colégio Estadual Lima Rebelo, que ainda possui a logomarca do Governo Mão Santa, com a mesma pintura de quando foi inaugurada.
Turismo?!!!
A Praia da Pedra do Sal, cantada e decantada por tantos, é tão “importante” para os governantes que lá sequer possui um abrigo para passageiros, apesar de possuir linhas de ônibus. E é porque todos sabem que, apesar da falta de estrutura, em certas épocas do ano há um grande fluxo de parnaibanos para lá. Semana passada o vereador Renatinho da Cepisa apresentou requerimento pedindo um abrigo de passageiros naquela praia. Ninguém sabe é se a prefeitura vai atender ou a reivindicação ficará no vazio como tantas outras feitas pelo vereador, em benefício dos moradores da Ilha de Santa Isabel, totalmente abandonada pela gestão passada.

Ciclovias
O vereador Ricardo Véras está solicitando da prefeitura que promova estudos técnicos “para que se verifique a viabilidade de instalação de ciclovias ou ciclofaixas na malha  viária de Parnaíba. Ele defende que a Prefeitura deva realizar uma grande campanha publicitária nos meios de comunicação, direcionada especialmente à forma de utilização de vias terrestres por ciclistas e pedestres. Aliás, não se entende como uma cidade do tamanho de Parnaíba, com o trânsito que possui, não dispõe de ciclovias.
Rua alargada
A rua Ceará, de acesso ao Termina Rodoviário é ao Hospital Dirceu Arcoverde, será totalmente asfaltada ainda este ano e será alargada no trecho compreendido entre a Praça do Chico Berto e a Avenida Pinheiro Machado. A informação foi repassada na Câmara Municipal pelo vereador Gustavo Lima, que disse haver tido esta garantia do secretário de infra- estrutura, João Alves. A rua é uma das mais trafegadas da cidade.
Ponte do Tabuleiro
A ponte do bairro Tabuleiro, que é de madeira e cuja estrutura está comprometida, oferecendo riscos a quem por ali transita, há 10 anos tem recursos colocados no orçamento municipal para ser reconstruída de concreto, segundo informações do vereador Gerivaldo Benício. Mas o interessante é que ela ainda não será feita este ano como deseja a população: de concreto. Dizem que não há recursos, apesar de existirem já dois orçamentos: um do governo do Estado, prevendo gastos no valor de 4 milhões de reais, segundo o vereador Carlson Pessoa e outro da Prefeitura, no valor de 900 mil reais, segundo o vereador Gustavo Lima. Mas não há recursos, dizem. Não seria o caso de fazerem um “bingo”? E é porque o povo revoltado até fogo já colocou na ponte!
Cultura no litoral
Para o final do ano estão previstos importantes eventos culturais para Parnaíba, no Porto das Barcas, a começar pelo 30º Salão Internacional de Humor, que acontecerá de 13 a 17 de novembro no Porto das Barcas. O evento trará trabalho de cartunistas de 80 países, exposições, teatro, cinema, dança, circo, seminários, palestras e desfiles. O Salão contará ainda com o artesanato e gastronomia típica da cidade, além do turismo no litoral do Piauí. Também haverá o SALIPA – Salão do  Livro de Parnaíba, realizado por 3ª anos consecutivos e que foi interrompido no ano passado mas que o prefeito Florentino Neto promete reeditar até dezembro.
OBSERVATÓRIO:COLUNA DO 
JORNAL “TRIBUNA DO LITORAL” – NAS BANCAS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *