Parabéns, Parnaíba!
Chamamos à atenção para o artigo feito pelo jornalista Antônio de Pádua Marques, especialmente para esta edição, a propósito do aniversário de Parnaíba. O título é “Nossa mãe Parnaíba faz 169 anos. Viúva e empobrecida”. Ele cita, em meio ao texto:”(…) como toda mãe de carne e osso, a mãe de terra Parnaíba também tem e teve filhos de toda índole. Tem e teve os filhos bons, os obedientes, mas teve os sonsos, outros ingratos, tantos e tantos desonestos, alguns esnobes, falsos, teve e tem os espertos e os oportunistas, os maluvidos, os buliçosos, os subservientes, os estudiosos, alguns mais caridosos, outros violentos e até aqueles que gostam de pegar no alheio. E a mãe ali, esperando todos eles voltarem pra casa, inocentes feito anjos de altar, tal e qual saíram um dia para procurar luz no mundo”.
Grupos gestores
A prefeitura está criando grupos gestores, com pessoas advindas dos diferentes segmentos das comunidades, para cuidarem da preservação de praças e demais espaços verdes do município, uma forma de despertar a consciência das pessoas para a necessidade de preservar o bem público, ideia que poderia ir além das praças, parques e jardins, contemplando também as quadras esportivas, hoje construídas, entregues à comunidade, sem nenhum gerenciamento. Não há a consciência de conservação. Resultado: tantas sejam construídas, logo são depredadas, porque sequer há vigias, na maioria. Muito menos uma ação em termos de organização da prática de esportes nestes espaços. Que faz a superintendência de esportes?!
Comprou, não pagou?!!! (I)
O vereador Carlson Pessoa, líder da oposição na Câmara, quer que o Município se posicione a respeito de uma denúncia, feita por ocasião de uma audiência pública, realizada com empresários e o técnico do IPHAN, Tiago Ramires, dando conta de que a Prefeitura de Parnaíba desapropriou o Casarão de Simplício Dias, pertencente à família Silva, porém, não pagou. A matéria foi publicada na imprensa local e a denúncia conformada, no facebook, pelo filho do ex-governador Alberto Silva, Marcos Silva, e a filha do ex-prefeito João Silva Filho, Evangelina Silva.
Comprou, não pagou?!!!(II)
O que disseram: ”Desapropriou e não pagou!!! Tá na justiça, palhaçada o valor!!!! Eu chamo falta de respeito com o próximo…Fomos Enganados. Ludibriados!!!”(Evangelina Silva)
Marcos Silva: ”Muito bem, Evangelina. Nos deram um calote…que vergonha! Até hoje…Não pagou e nem deu satisfação à nossa família
Foi mal, Foguinho!
O vereador Foguinho, até agora protagonista de uma atuação pífia, vaga, comprou briga com alguns blogueiros da cidade, a quem acusa de lhe baterem demais.” Eu nem me dirijo à imprensa porque eles me batem demais. Isso é porque eu não dou meus cinquenta reais”, disse, esquecendo de dizer o nome de quem lhe pediu os “cinquentinha”. Foguinho é o mesmo (será?) que em campanha pedia: “Vote em Foguinho para acabar com o ninho”. Eleito, chega a dormir no ninho.
Documentos Perdidos
A médica Emanuelle Pereira Lima, CRM 4690, informa que perdeu o diploma de formatura, na cidade de Parnaíba –Pi. Quem encontrar, favor entrar em contato pelo número (086) 33233642.
.Cadê a cidadania?!
Importantes temas têm sido discutidos na Câmara Municipal, quer seja através de audiências públicas ou recebendo convidados especiais nas sessões realizadas à noite, porém, o público presente ainda não é o esperado pelos vereadores. Enquanto isso acontece, não faltam os “defensores da Parnaíba” debatendo sobre todos os assuntos na Banca do Louro, na Praça da Graça, falando mal de Deus e do mundo, inclusive dos vereadores, mas não se dignam a ir conferir o que acontece a poucos metros da banca. E eles ainda acham questão contribuindo com o nosso progresso social.
Audiências Públicas
As audiências públicas devem continuar na pauta da Câmara Municipal de Parnaíba neste segundo semestre. No primeiro foram 5. Agora em agosto já foram realizadas duas e duas já estão marcadas para setembro. Há, sim, a preocupação dos vereadores em não realizar este tipo de atividade sem o devido planejamento e em número exagerado. Mas, só para a informação de quem acha que o Legislativo Parnaibano está realizando audiência pública demais: a Câmara de Parnaíba realizou só no primeiro semestre, segundo o vereador da capital, Rodrigo Martins, 50 audiências.
Orçamento UESPI
O reitor da Universidade estadual do Piauí, Carlos Alberto Pereira da Silva, disse, na Câmara Municipal de Parnaíba, que o orçamento anual da instituição é de 170 milhões. Mas que até agora, no mês 8, recebeu apenas 60 milhões e reconhece dificilmente chegará dezembro com o montante de recursos previstos. Mesmo assim, prometeu mais 2 cursos no Campus de Parnaíba para o ano que vem. Seriam filosofia e sociologia. Na ocasião, diante da informação de que pelo menos 9 professores estariam faltando no curso de história, a diretora do Campus, Rosineide Candeia, disse não ser verdade e que problemas desse tipo são raros.
Elias Ximenes
Depois que perdeu o comando do PT do B o ex-deputado estadual Elis Prado declarou que desistiu de concorrer ao senado da república, nas eleições do ano quem vem. Mas não é por isso que a cidade vai deixar de apresentar um nome concorrendo ao cargo. O ex-senador Mão Santa já admite esta possibilidade. Se irá até o fim com esta disposição, é outra história.
Coluna do Jornal “Tribuna do Litoral” – Já nas bancas!
(Em edição especial de aniversário de Parnaíba)

