OBSERVATÓRIO (Do jornal “Tribuna do Litoral”)

                                 Audiência Pública do Detran na Câmara Municipal
As denúncias feitas pelos vereadores locais sobre suposta prática de corrupção no Detran de Parnaíba parece que não chegaram aos ouvidos  dos deputados Deusimar Tererê e Juliana Moraes Sousa. Pelo menos não se sabe de nada que tenha sido dito por eles na Assembléia Legislativa. E o assunto é tão grave que não deveria cair no esquecimento. É como se tudo estivesse às mil maravilhas, embora o próprio diretor geral, José Antônio Vasconcelos, tenha reconhecido o despreparo do pessoal por ele comandado. “A maioria é semi- analfabeta”, disse ele, por ocasião de audiência pública realizada para discutir as irregularidades praticadas no único órgão do Estado onde nunca foi realizado um concurso público.
Corrupção no Detran II
A impressão que fica é que nada será feito. E que jamais o governador Wilson Martins vai mandar realizar a auditoria proposta pelo vereador Reinaldo Filho. Tampouco realizar concurso e elaborar um plano de cargos e salários para os funcionários, conforme requerimento aprovado, de autotoria do vereador Gustavo Lima. Se o assunto fosse repercutido também na Assembléia Legislativa, talvez acontecesse alguma coisa. Mas nossos deputados, ao que parece, não estão nem um pouco preocupados com a prática de corrupção em órgãos estaduais.
Questões estaduais

                                                               Audiência IAPEP
Até agora problemas como o do Detran, do IAPEP, Agespisa, Uespi e outros órgãos estaduais têm estado na pauta da Câmara Municipal, com a realização de audiências públicas já realizadas ou programadas para acontecerem no segundo semestre. Infelizmente os dois deputados estaduais, Tererê e Juliana, parece não tomarem conhecimento de nada, porque são extremamente governistas e não têm intenção de contrariar o chefe. Ao povo parece que eles não devem nada.

Iweltman  Mendes
O ex-vereador de Parnaíba, professor Iweltman Mendes, será nome de rua, graças a um projeto de lei do vereador Carlson Pessoa. Cearense de Sobral, Iweltman talvez tenha amado esta cidade muito mais do que muitos dos que aqui nasceram. Muito criticado na Rádio Igaraçu, quando foi secretário de educação, a quem rotulavam de “forasteiro”, Iweltman chegou a propor na Câmara que fosse erguido, na Praça da Graça, um monumento aos “forasteiros”, ou seja, todas as pessoas de outros lugares que escolheram Parnaíba para morar, contribuindo com o seu progresso.
Projetos & Projetos
Até agora a gestão do Prefeito Florentino Neto tem se caracterizado por projetos. São muitos que estão sendo elaborados. Alguns com execução já  programas, “com dinheiro em caixa”, como é o caso do Calçadão Cultural da Beira Rio. Resta saber se haverá tempo para a conclusão de todos, na atual gestão, considerando a lentidão de algumas ações, com a recuperação dos  calçamentos.
É bom também não deixar cair no esquecimento as obras inacabadas, como é o caso do Matadouro Público, cujos recursos estão “em caixa” há pelo menos 6 anos.
Curso de Direito
O reitor da Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Carlos Alberto Pereira da Silva vai ser convidado pela Câmara Municipal para vir a Parnaíba em agosto dar explicações sobre o funcionamento do Curso de Direito, cuja sede, na avenida Presidente Vargas está prestes a cair. Funcionando provisoriamente no Campus Alexandre Alves Oliveira, o curso está desestruturado, segundo denúncias do coordenador Mariano José Lopes Martins. Para aumentar as dificuldades, “retiraram até o nosso suprimento de fundos”, reclama.
Oposição
Todos os que fizeram oposição ao então candidato a prefeito Florentino Neto calaram o bico. Alguns passaram para o lado dele, em troca de contracheque, ao que se comenta. Até o ex- candidato a prefeito, Joãozinho Unimagem teria “virado a casaca”. Será que o Mão Santa vai também?!
Ilha Grande
Fala-se que o Fundo de Participação da Ilha Grande do Piauí é bastante minguado, em função do parcelamento de débitos do INSS, Agespisa e outros, que são descontados tão logo  o dinheiro entra na conta. Fala-se que o rombo feito pelo ex-prefeito Henrique Sertão e esposa, ex- prefeita Joana Darc, é assustador. Isso estaria deixando o atual prefeito Herbert Silva de mãos atadas. Herbert não quer nem ouvir falar em reeleição. Ele tem dito a amigos é que, se arrependimento matasse…
Fernando Gomes
O ex-vereador Fernando Gomes reafirma seu desejo de se candidatar a deputado estadual. Mas não será pelo PC do B, seu atual partido, que deve ter como candidatos à Assembléia Legislativa apenas o diretor do DNOCS, José Carvalho e o Secretário do Meio Ambiente, Dalton Macambira. Para federal, claro, não há lugar para outro que não seja o deputado Osmar Júnior. Parece que estava cheio de razão o deputado Robert Rios quando afirmava que o PC do B é um partido familiar.
Sinalização
Não se sabe qual o mau praticado contra a prefeitura, pelos alunos da Escolas Monsenhor Roberto Lopes (escola infantil) e do Ginásio Clóvis  Salgado. Desde gestão de José Hamilton que vereadores solicitam à secretaria de transportes e trânsito faixa de pedestres na frente dessas escolas e até agora nada foi feito. Nos últimos dois meses os vereadores Marcos Foguinho e Carlson Pessoa voltaram a apresentar requerimentos neste sentido. Aguardam resultado.
Presenças
Segundo a presidente da Câmara Municipal, vereador Neta Castelo Branco, foi dos mais proveitosos o 1º semestre de atividades do Poder Legislativo.Os vereadores tiveram 97,3 de presenças. Foram aprovados 222 requerimentos  e 57 projetos de lei. A Câmara entrou de recesso sexta feira, retornando as sessões somente dia 1º de agosto.(Do jornal “Tribuna do Litoral”- já nas bancas)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.