Ficha suja
Nada justifica que um “ficha suja” como o ex-prefeito de Luiz Correia, Luiz Pedrosa, continue ganhando dinheiro público na condição de um dos mais importantes secretários da esposa, prefeita Adriane Prado. Já condenado pela Justiça, e com vários outros processos em tramitação, Luiz Pedrosa deveria ser proibido de passar perto de um cofre público.
Detran:sem jeito I
O Procon Municipal poderá solicitar a abertura de um processo administrativo contra o Detran de Parnaíba, que continua sem as adotar as medidas sugeridas pelo órgão para melhorar o atendimento ao público. Foi dado um prazo para que fossem feitos os ajustes devidos e, ao retornar para nova fiscalização, o Procon constatou que muito pouco mudou.”Não podemos mais aceitar desculpas”, afirmou Miguel Bezerra, secretário executivo do órgão fiscalizador.Com o processo administrativo o Detran poderá sofrer pena de multa.
Detran:sem jeito II
Os vereadores parnaibanos já pediram a realização de concurso público no Detran, o único órgão do Estado onde nunca isso ocorreu; pediram para o governador Wilson Martins instalar uma auditoria no órgão, onde também há suspeitas da prática de corrupção, e até agora nada foi feito no item moralização. É como se o governador apoiasse tudo o que ali ocorre.O diretor geral do órgão disse que todo o problema decorre da falta de pessoal qualificado. “Quase todos os funcionários são analfabetos”, citou, quando esteve em Parnaíba participando de audiência pública na Câmara.
Farofeiros
Com o final da temporada de férias, quando a presença de turistas nas praias do litoral é intensa, a partir de agosto será aberta a temporada para os “farofeiros” vindos principalmente de Teresina em ônibus de excursões. É a temporada de maior faturamento para os donos de bares na Lagoa do Portinho, onde os ônibus sempre pararam vindos de Luiz Correia, para os passageiros “tirarem o sal”.
Posto de Saúde
Chamar-se-á Samaritana Maria Santos Monteiro a Unidade Básica de Saúde que o prefeito Florentino Neto pretende inaugurar durante as comemorações do Aniversário de Parnaíba. Situada no Bairro Piauí, na conhecida “Praça Mão Santa”, a UBS receberá este nome em homenagem à enfermeira que faleceu no ano passado e prestava serviços no Pronto Socorro Municipal. Na mesma praça, a prefeitura também está construindo uma quadra poliesportiva, convênio com o governo federal, com previsão de entrega em dezembro.
Volta ao trabalho
A partir desta quinta feira (1º) os vereadores parnaibanos voltam a realizar sessões ordinárias, após o recesso de 45 dias. Ressalte-se que, mesmo de “férias”, eles realizam algumas sessões extraordinárias, sem remuneração, a maioria convocada pelo Poder Executivo.No primeiro semestre foram realizadas 4 audiências públicas, quase todas sugeridas pelo vereador Carlson Pessoa, líder do PSB e da oposição na Câmara. Para o mês de agosto duas já estão agendadas – para o dia 8 e para o dia 13.
Reclamações
Final de mais uma temporada de veraneio e as reclamações se repetem na beira da praia, com relação à condução e atendimento em bares e restaurantes, além do agravante que é a exploração nos preços. Até quando? Quem quiser conferir é só comparar o preço de uma peixada na praia de Luiz Correia com o preço cobrado na praia do Camocim, no Ceará. Turismo no Piauí ainda é coisa “pra inglês ver”.
Pedra do Sal
As autoridades ligadas ao setor turístico com certeza vão voltar a virar as costas, até o final do ano, para a “triste” praia da Pedra do Sal, onde mais uma vez improvisaram programação para a temporada de férias, mesmo sem dotarem o local de uma estrutura mínima.Pode ser que com a ampliação e sinalização da pista, prometidas pelo Governo do Estado, as coisas melhorem. Enquanto isso, a única praia parnaibana vai vivendo no seu abandono, suja e cheia de favelas.No final do ano devem fazer o “réveillon” e algum eventual campeonato de surf. E só.
Secretários
O prefeito Florentino Neto, que disse haver estabelecido metas para seus secretários, parece que não está cobrando deles o desempenho devido. Muitos deles não estão fazendo jus ao salário que recebem. Que faz, por exemplo, o secretário de Projetos Especiais? E o de Meio Ambiente? E o de turismo?!… Se fazem algo é preciso divulgar.E o prefeito disse também que aquele que não produzisse poderia ser demitido. Será? O fato de parte deles haverem pertencido à equipe do ex-prefeito José Hamilton talvez seja a razão de tanto imobilismo. Destaque para a superintendência da cultura que nunca poderia ter deixado de ser secretaria
(Coluna do Jornal “Tribuna do Litoral”
Nas bancas às quintas feiras)

