onde vereadores e médicos discutiram as várias deficiências nos
atendimentos no Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA), que apesar de haver
experimentado alguns avanços, desde que assumiu a atual diretora, Clara Leal, ainda registra muitas precariedades, agravadas pelos
atendimentos que são feitos a pacientes de outros Estados,
principalmente do Maranhão, que sobrecarregam os profissionais e dificultam os
atendimentos de pacientes locais.
Carlson Pessoa e Bernardo Rocha, teve a participação da diretora do HEDA, Clara
Leal; de representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Sindicato dos
Médicos em Parnaíba, além da presença do presidente da OAB local, Ricardo
Mazulo e dos vereadores Ricardo Véras, Astrogildo Fernandes e da Presidente do
Legislativo, vereadora Neta Castelo Branco, que comandou os trabalhos,
juntamente com o vereador Carlson Pessoa.
precisaria de pelo menos 3 milhões de reais e a Prefeitura repassa apenas 584
mil reais, que são recursos do Governo Federal (SUS). Além disso, há carência de recursos humanos, de
estruturação”, destacou a Diretora Clara Leal, que foi enviada a Parnaíba pelo
Governador Wilson Martins em setembro do ano passado, em meio a uma crise que
passava o hospital.
de que os médicos eram ladrões, corruptos, denúncias de improbidade
administrativa e estou aqui há 6 meses e não constarei nada disso, nenhuma
fraude. Há muitas coisas positivas, mas as pessoas costumam explorar só as
negativas”, comentou a diretora.
Estados vizinhos, de onde vêm muitos pacientes atendidos no hospital
Dirceu, continuem sem pagar por esses atendimentos e lamentou ainda os problemas
registrados no laboratório, que, segundo ele, está em situação critica. “Nosso laboratório
está desestruturado e estamos adquirindo equipamentos, mas o processo
licitatório é lento. E para que a população não fique desassistida estamos
terceirizando os exames”, esclareceu Clara Leal.
Carlos Barros, falou dos investimentos que estão sendo feitos no setor,
inclusive com a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento, “que vai dar
uma grande contribuição à saúde”, disse.
para dizer que o Hospital Dirceu está na contramão comparado com o que ocorre
no país, onde há dinheiro mas falta gestão. “No Heda já gestão mas falta
dinheiro”, enfatizou.
o novo governador possa dar um melhor tratamento ao Hospital. Ela agradeceu a
presença dos médicos na Audiência e o trabalho que vem sendo feito pela
Diretora Clara Leal. Ela disse acreditar que o prefeito Florentino Neto possa
juntar-se ao governador que vai assumir em breve, para olhar com mais carinho
para aquela casa de saúde.
Carlson Pessoa disse que será elaborado um relatório de tudo o que foi
discutido, para ser enviado para toda a representação politica do Estado,
pedindo apoio e um melhor tratamento para o único hospital público na segunda
maior cidade do Piauí.


















empresário Jorge Lopes, o governador Wellington Dias, ainda tentou trazer a SUZANO e a Vale do Rio Doce. A primeira para instalar uma fábrica de celulose a maior do nordeste, que foi levada para o Maranhão já inaugurada recentemente, devido a falta de energia a altura de receber a grande indústria aqui no Piauí. A segunda, a Vale do Rio Doce, chegou a começar a explorar níquel em São João do Piauí, mas, também, demorou pouco, foi embora, sem dar satisfação ao governador do PT.
Wilson Martins deixa o governo do estado sem trazer nenhuma grande indústria para o estado. O governador não teve a visão de estadista que todo governante precisa ter, especialmente na busca por grandes investimentos industriais, visando a geração de riqueza, emprego e melhoria do PIB do estado. Convenhamos, um fracasso.(Por:Tomaz Teixeira)
