A paga de Lula
Diz o jornal O Estado de São Paulo em sua edição desta sexta-feira que uma medida provisória do governo Lula, que favorece os bilionários irmãos Batista (Wesley e Joesley) espeta a conta no bolso dos mais pobres, sobretudo do Nordeste, região onde Lula teve mais de dois terços dos votos válidos na última eleição presidencial.
Robin Hood dos ricos
Afirma o jornal paulista que “além de aumentar as tarifas para os consumidores das regiões Norte e Nordeste, a medida provisória que beneficiou a Âmbar – empresa de energia do Grupo J&F, vai elevar a conta de luz de famílias de baixa renda do país”.
É uma espécie de MP Robin Hood às avessas: tira dos pobres e dá aos bilionários.
Quem diz
Segundo o Estadão, os cálculos estão em um estudo TR Soluções, empresa de tecnologia especializada em tarifas de energia, e de entidades do setor elétrico.
A empresa diz que o setor industrial também será impactado negativamente pela MP, que faz um arranjo para que a Âmbar seja compensada por um atraso no pagamento de energia termelétrica. A estimativa é de um aumento quase R$ 6 a mais por MWh para quem paga tarifa social.(Portalaz)