PCdoB quer evitar ampliar chances de nomes de direita chegarem ao 2º turno.
O PCdoB demonstrou que pode desistir de lançar a ex-deputada federal Manuela D’Ávila à Presidência da República e apoiar Ciro Gomes (PDT) na disputa pelo Palácio do Planalto. A ideia seria deslocar Manuela para a candidatura pelo governo do Rio Grande do Sul. Ou para ser vice de Ciro.
A informação sobre eventual apoio de Manuela d’Ávila a Ciro é do líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Orlando Silva (SP), que afirmou que o partido se identifica com Ciro, mesmo mantendo a pré-candidatura de Manuela.
Orlando Silva antecipa que o PCdoB pretende reavaliar o quadro durante a campanha eleitoral caso nenhum presidenciável da esquerda chegue ao segundo turno. A ideia é evitar que a disputa acabe sendo polarizada entre dois candidatos de direita.
“Não temos nenhum motivo para retirar a candidatura da Manuela, mas vamos conversar bastante com o Ciro”. declarou Orlando Silva.
Ciro e Manuela se encontraram há duas semanas para uma conversa sobre o cenário eleitoral. Orlando Silva disse que Ciro tem uma boa avaliação sobre o quadro econômico e político do Brasil.
Orlando Silva foi um dos deputados que visitou o Lula na prisão, em Curitiba, na terça-feira (29), e afirmou que o PT pretende lançar candidatura. “Senti o presidente Lula embalado e o PT está muito embalado com a ideia de ter uma candidatura do PT”, disse o deputado comunista.
A estratégia do PCdoB atualmente é lançar Manuela para garantir uma boa quantidade de votos à Câmara e ao Senado.