Parnaíba paga caro demais a vereadores que muito pouco entregam à população

Quanto custa o gabinete de um vereador ao município de Parnaíba? Resposta: o salário é 18 mil reais; Somados a 22 mil de verba de gabinete (para contratar assessores);e uma verba idenizatória de 18 mil reais (para pagar despesas básicas do vereador). E se o vereador estourar o orçamento do mês, pode ainda apelar para um presidente bonzinho algumas diárias que são pagas e nem sempre o vereador viaja. Diária para dentro do Estado: R$ 600 reais; para outros Estados: R$900. (Desculpem se houver algum erro nos números, mas a fonte que me forneceu é quente). E assim eles vão vivendo, lépidos e fagueiros, como legítimos representantes da população que, por si, também deles pouco ou nada cobra.

O bom senso manda acusá-los de serem os culpados também pela situação de caos em que está a saúde e a educação no município, que a gestão não dá a atenção e a importância  devidas e a maioria dos vereadores corrobora, ratifica e assina como signatária do desastre. A exceção, que é natural em toda a regra, são três ou quatro vereadores, fáceis de nominá-los, mas não o faremos. 

COMO COOPTAR VEREADORES

Em 2016 Mão Santa foi eleito prefeito sem consiguir eleger nenhum vereador na sua coligação. Já em pouco tempo conseguiu fazer o presidente da Câmara e depois fez maioria, cooptando e até comprando alguns venais, que trocaram a dignidade por portarias ofertadas na época pela já poderosa secretária Gracinha, indicada para a infraestrutura. 

A OPOSIÇÃO PERDEU FEIO

Mas falemos das eleições de outubro último, quando a oposição perdeu feio, muito feio, não obstante o peso da máquinado do governo do Estado, funcionando a todo vapor no município mas que foi triturada pela máquina do govern do município, com a propaganda enganosa da gestão; uma deputada estadual descontrolada e furiosa, e um ilustre desconhecido concorrendo. Qual a culpa dos vereadores? Simples: não fizeram o dever de casa, cumprindo a função de fiscalizar os atos do gestor. Sequer as leis que elaboram e aprovam fizeram esforços para vê-las executadas. Deixaram tudo correr frouxo e a filha do prefeito se tornou a mais poderosa pessoa da prefeitura, mesmo nada sendo da administração, tampouco recebeu algum voto para exercer o poder executivo. Sequer tiveram autoridade para exigir a presença na Câmara de secretários por eles convocados para prestarem esclarecimentos.

VAMOS CONVERSAR SOBRE ISSO?

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.