Irresponsabilidade: O vergonhoso desempenho da Prefeitura de Parnaíba no Programa Saúde na Escola- PSE

Só a Justiça Divina para punir os desastrados e irresponsáveis gestores do município de Parnaíba
O Ministério da Saúde, divulgou neste mês de Novembro no Diário Oficial da União-(DOU) a portaria *GM/MS N 5.608, de 12 de Novembro de 2024, que habilita os municípios e o Distrito Federal, ao recebimento do incentivo financeiro para a implementação das ações do Programa Saúde na Escola – PSE, ciclo 2023/2024.
O Blog do B.Silva solicitou à *Consultoria @dadospi*, o resultado dos municípios da Planície litorânea e principalmente o desempenho de Parnaíba em relação aos demais municípios. 
Vamos aos dados: No Estado do Piauí, 185 municípios foram habilitados, representando 82% dos municípios aptos ao recebimento incentivo financeiro para a implementação das ações do Programa Saúde na Escola – PSE, ciclo 2023/2024. 
Sendo do total de 185 municípios,  46 ,conseguiram realizar *100%* das atividades do PSE nas escolas pactuadas e conseguiram um bônus pelo desempenho e outros 119 atingiram de *50% até a 98%* das ações nas escolas pactuadas.
Parnaíba, a segunda maior cidade do Estado do Piauí, obteve um percentual de 30,12% das ações realizadas nas escolas pactuadas. E esse desempenho deixa Parnaíba com a penúltima posição em relação aos 185 municípios, ficando a frente apenas da cidade de Curral Novo do Piauí, que obteve apenas 28,57%, município com pouco mais de 5 mil habitantes.
Cabe ainda sinalizar como Parnaíba ficou posicionada em relação aos municípios da Planície Litorânea e ainda em relação aos maiores municípios do Estado do Piauí. 
O rol taxativo das atividades que devem ser desenvolvidas nas escolas, segundo o Ministério da Saúde:
Saúde Ambiental; Promoção da Atividade Física ;Alimentação saudável e prevenção da obesidade;Promoção da cultura de paz e direitos humanos;Prevenção das violências e dos acidentes;Prevenção de doenças negligenciadas;Verificação da situação vacinal;Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/DST;Prevenção ao uso de drogas;Saúde bucal;Saúde auditiva;Saúde ocular;Prevenção à covid 19 nas escolas e Promoção da Saúde Mental.
Gracinha Mão Santa
ALÉM DO FATO
É para este tipo de desastre e irresponsabilidade que se tem chamado a atenção das pessoas de bom sendo de Parnaíba, para que não se deixem engabelar por uma propaganda ostensiva e mentirosa, que afirma ser a gestão do município um exemplo para o país, exatamente porque desvia, para  fins impensados, os recursos da saúde e da educação, que deveriam ser utilizados em sua totalidade para os fins a que se destinam. Infelizmente ninguém fiscaliza a gestão pública. A omissão dos órgãos que deveriam fazer este papel, principalmente a Câmara de vereadores e o ministério público, estarrece, revolta e causa danos irreparáveis à população como um todo.(B. Silva)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.