Parnaíba:Vistoria encontra irregularidades em prédio do Corpo de Bombeiros

Uma vistoria do Ministério Público do Piauí constatou que a sede do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, em Parnaíba, não está regular com as normas e os protocolos para prevenção de incêndio emitidos pelo próprio órgão. A situação é semelhante a encontrada durante inspeção na 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, em Teresina.

A inspeção, comandada por equipes  Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep) e da 8ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, também encontrou rachaduras e infiltrações nas paredes, fiação exposta e precariedade dos alojamentos dos bombeiros do Batalhão, que atende 36 municípios da região norte e do litoral piauiense.

Em relação aos equipamentos de trabalho, verificou-se que a unidade não dispõe de moto aquática (jet-ski) para resgate e salvamento de vítimas de afogamento no mar, bem como a falta de cilindros de mergulho e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As roupas e itens de mergulho existentes foram adquiridos pelos militares, com recursos próprios. 

Por fim, a vistoria técnica averiguou-se que o efetivo do 2° BPM equivale a apenas 10% do previsto em lei; portanto, insuficiente para compor equipes diárias em conformidade com os protocolos de salvamento, resgates e de atendimento de ocorrências de incêndio e em quantidade suficiente para atender à demanda da circunscrição.

O Cidadeverde.com não conseguiu contato com o tenente-coronel José Veloso, relações públicas do Corpo de Bombeiros, até a publicação desta matéria. O espaço segue em aberto para eventuais esclarecimentos sobre as irregularidades apontadas pelo Ministério Público no Batalhão de Parnaíba. 

Breno Moreno (Com informações do Ministério Público)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.