Donos do pedaço
Reportagem na edição impressa do jornal Folha de S. Paulo deste domingo informa que no Piauí a facção do crime organizado que domina o Estado é o Primeiro Comando da Capital – PCC, a empresa criminosa paulista que também já está internacionalizada em sua ação criminosa.
Onde
Segundo a reportagem, que cita dados do Fórum Nacional de Segurança Pública, PCC e Comando Vermelho (CV) estão presentes em todas as 27 unidades da Federação. Em 13 estados são dominantes.
O PCC prevalece, além do Piauí, em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Roraima e São Paulo (retirei a repetição de “e Piauí” por ser erro de grafia/repetição acidental).
Comando
Já o CV, que tem matriz na capital fluminense, o Rio de Janeiro, é majoritário no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Rio de Janeiro.
Conglomerado
O crime é muito menos meramente organização criminosa, tem estrutura empresarial, aponta o jornal, ao dizer que as duas mais relevantes facções deixaram o espaço dos presídios, ponto inicial de suas atuações, para se converterem em organizações transnacionais, cada uma operando a partir de um próprio “manual de negócios”.
Teoria do Lula
“O rico não precisa do país, tem muito dinheiro. E quando o rico vai pegar dinheiro pega logo muito. O pobre pega pouco dinheiro. É por isso que eu digo, o país para dar certo ele precisa garantir que muitos tenham pouco dinheiro”.
Gênio. Lula só falta dizer que o Brasil precisa ter mais pobres. No mínimo dobrar a população.
Outra do Lula
Banco não foi preparado para receber pobres. (Fonte:Portalaz)