
As principais lideranças da oposição no Piauí não quiseram se manifestar em público sobre a mais recente pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, que mostra que o governador Rafael Fonteles seria reeleito no primeiro turno e com mais 83% dos votos. Mas, nos bastidores já admitem que Rafael está imbatível. O estudo deixou muita gente da oposição no “caldo de pinto”.
Ninguém quis desacreditar a pesquisa feita pelo Amostragem, um instituto sério, por encomenda do Grupo Meio de Comunicação. O grupo da oposição, liderado pelo senador Ciro Nogueira (PP), está organizando uma reunião ampliada para tratar das eleições de 2026 e traçar estratégias para, pelo menos, diminuir a vantagem de Rafael Fonteles.
A pesquisa
Pelos números da pesquisa, divulgados na sexta-feira passada (18/07), se as eleições para o governo do Piauí fossem hoje, o governador Rafael Fonteles (PT) seria reeleito com mais de 83% dos votos válidos. A pesquisa foi realizada do dia 12 ao dia 15 de julho.
Disputa
Segundo o levantamento, se os concorrentes de Rafael fossem a ex-vice-governadora Margarete Coelho (PP) e o ex-deputado Mainha (PL), o governador teria 83,74% dos votos válidos. Nessa disputa, Margarete teria com 10,69% e Mainha ficaria com 5,5%.
Os votos válidos são aqueles que consideram apenas as respostas afirmativas, excluindo os entrevistados que disseram não saber ou não quiseram dizer em quem votarão.
Cenários
Concorrendo apenas contra Margarete Coelho, Rafael aparece com 85,75%, contra 14,25% da adversária. Em um terceiro cenário, tendo Mainha como adversário, Rafael aumenta sua votação para 88,46% dos votos válidos, enquanto o concorrente teria 11,54%. (Piauihoje)