Corpo de Bombeiros Militar reforça segurança nas praias com Operação Veraneio

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) está reforçando a segurança no litoral piauiense com a Operação Veraneio, que teve início em 18 de julho e segue até 4 de agosto. Durante o período de maior fluxo de visitantes nas praias de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, equipes especializadas em salvamento realizam patrulhamentos, prestam atendimentos emergenciais e orientam banhistas, garantindo mais tranquilidade para turistas e moradores.

Foto: Ascom CBMEPI

O efetivo conta com o reforço de cerca de 30 militares enviados pelo Comando de Operações dos Bombeiros (COB), além das equipes que já atuam no litoral, garantindo maior dinamismo nas ações de prevenção e resgate. “Estaremos reforçando o efetivo no litoral e, com isso, a população contará com inúmeras ações, como demarcação de áreas seguras, monitoramento das condições do mar, resgates emergenciais e campanhas educativas junto a banhistas e comerciantes”, pontuou o tenente-coronel Christian, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3º GBM) de Parnaíba e responsável pelas equipes nas praias de Atalaia, Pedra do Sal, Coqueiro, Barra Grande e Lagoa do Portinho.

O tenente Humberto Douglas, que acompanha as equipes no litoral, destacou que o trabalho de orientação será realizado de forma contínua durante toda a operação. “Estamos nos somando às tropas de Parnaíba e, desde a praia de Pedra do Sal até Barra Grande, reforçamos diariamente as orientações de segurança aos frequentadores, alertando sobre os riscos das correntes, a importância da sinalização e a necessidade de um comportamento prudente”, afirmou.

Durante a Operação Veraneio, os bombeiros realizam patrulhas constantes em terra e mar, monitoramento das condições climáticas e do mar, demarcação de áreas seguras para banho, resgates e atendimentos emergenciais desde as primeiras horas do dia até o fim da tarde, além de campanhas de conscientização junto a turistas e comerciantes sobre medidas de segurança e preservação ambiental. Também são realizados resgates de animais marinhos, como tartarugas, em áreas de desova no litoral.

Foto: Ascom CBMEPI
Foto: Ascom CBMEPI

O comandante-geral do COB, coronel Egídio Leite, explica que o modelo de atuação já foi adotado em outros períodos de grande movimentação, como carnaval e festas de fim de ano, e tem se mostrado eficaz na redução de acidentes. “A Operação Veraneio sempre se inicia quando as praias do nosso litoral tendem a receber um maior número de visitantes. Por isso, iniciamos na segunda quinzena de julho e estendemos até meados de agosto, garantindo um importante reforço à proteção dos banhistas e à conservação ambiental durante todos esses dias”, explicou o coronel.

Com a Operação Veraneio em andamento, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí reafirma seu compromisso com a segurança e bem-estar da população e dos turistas que escolhem o litoral piauiense para seus momentos de lazer.

 Fonte/Créditos: SECOM

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.