O governador Wellington Dias anunciou a decretação de novas medidas no Piauí a partir deste final de semana – sexta-feira, sábado e domingo próximos – para tentar barrar o crescimento dos casos de Covid-19 na capital, Teresina, e no interior do estado. Aos domingos, somente farmácias vão poder funcionar. O restante dos estabelecimentos – supermercados, mercados, postos de combustíveis, agências bancárias – estarão fechados.
“Na sexta e sábado vão funcionar apenas farmácias, supermercados, posto de gasolina, panificadoras, deliverys e borracharias. Mas no domingo somente farmácias, domingo somente famácias. Bancos, loterias, mesmo postos de gasolina, Supermercado, todos no domingo não vão ter funcionamento. Isso tem um objetivo: evitar a propagação do coronavirus. Eu quero contar com você!”, conclamou o governador ao final do vídeo divulgado nas redes sociais.
Wellington Dias decidiu adotar medidas mais duras depois da queda no isolamento e do crescimento dos casos de contaminação e das mortes por Covid-19. As novas determinações foram adotadas depois do governador se reunir com diversos segmentos da sociedade e com as autoridades de Saúde, que alertaram para o aumento da contaminação e das mortes depois que o Piauí passou a desrespeitar os decretos, que fecharam vários estabelecimentos comerciais e de serviços e determinou o isolamento social no Piauí.
A ordem é ficar em casa, mas mais da metade dos piauienses não estão obedecendo essa recomendação, que pode passar a ser uma imposição do Estado, com multas pesadas para quem descumpri-las, seja pessoa física ou privada, isto é, o cidadão comum que sair de casa sem justificativa ou o proprietário do bar, a dona do salão de beleza, da loja de confecção, o revendedor de carro… que insistirem em abrir o seus negócios.
“Lancei agora um conjunto de medidas, após de dialogar com vários setores, que vão na direção de melhorar o isolamento social, ou seja, da gente voltar a ter índice acima de 50% no Piauí em isolamento social. Primeiro: sexta-feira é feriado. Dia 15 de Maio agora foi antecipado o 19 de outubro para ser o Dia do Piauí. Segundo: as medidas são de que sexta, sábado e domingo nós vamos ter a interrupção de transporte intermunicipal: ônibus, vans e micro-ônibus, enfim”.