Piauí inicia a expedição da identidade digital

O governador Wellington Dias participou nesta terça-feira (15), no Palácio de Karnak, da solenidade que marcou o início da expedição do Registro Geral Nacional de Identidade no estado do Piauí. A partir de agora os novos RG’s emitidos pelo Instituto de Identificação terão o número do CPF do cidadão.

Além do novo layout, o documento traz um sistema biométrico informatizado, com captação das impressões digitais por meio de leitor óptico.

Governador Wellington Dias participou do evento

Durante a solenidade, o governador passou pelo processo de coleta das digitais e da fotografia. Em questão de minutos ele recebeu via e-mail a confirmação da emissão do documento. A cédula impressa foi entregue em seguida.

“Apenas Piauí e Santa Catarina alcançaram a digitalização, a modernização e mais do que isso, o novo programa em que o número do CPF passa a ser o registro geral de identificação do cidadão”, declarou Dias.

A emissão do RG Nacional se dará inicialmente em três pontos na capital: os postos do Instituto de Identificação no Espaço Da Cidadania do Shopping Rio Poty e do Show Auto Mall, além da sede do órgão na Praça Saraiva.

Antônio Torres, diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), alertou que os RG’s atuais continuam válidos e não há necessidade de correria para substituir o documento.

“Se eu perdi o documento ou fui assaltado, este já vai tirar a segunda via digital. Crianças, menores (de 18 anos) que precisam do primeiro RG, também serão 100% digital. Os demais serão atendidos no tempo de renovação normal do RG” explicou.

O projeto de modernização envolve a ATI e a Secretaria de Segurança Pública. “Um RG com itens bem seguros, como marca d’água e outros itens, que vão dificultar fraudes como já aconteceu”, ponderou o delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keyko Paraíba.

“É mais um passo na modernização do aparelho estatal. Sonhamos com algo ainda maior, que é colocar todos os documentos do cidadão num único documento, como alguns países já avançaram”, considerou o Secretário da Fazenda, Rafael Fonteles.

A previsão é que os demais postos de expedição de carteira de identidade espalhados pelo interior do estado recebam os equipamentos e treinamento pra emitir os documentos no mês de abril.

Deixe uma resposta