Plamta e Iaspi Saúde terão reajuste na contribuição do servidor público

Uma ampla reunião com representantes dos trabalhadores em Saúde e Educação, além de membros da CUT e do Conselho Deliberativo do Iaspi, marcou na quarta-feira (29) as negociações para definir um reajuste para o Iaspi Saúde e Plamta este ano. O debate, ampliado agora aos representantes sindicais, vem acontecendo desde janeiro junto aos conselheiros do Iaspi.

A necessidade de reajuste da contribuição do servidor é necessária e inadiável quando se pensa na manutenção do sistema de saúde. O último aumento do Plamta, no valor de 6,5%, foi dado em 2019, bem abaixo do índice recomendado pela ANS (Agência Nacional de Saúde) que era de 7,35% naquele ano. Para o Iaspi Saúde suplementar, o último aumento foi em 2007.

Reunião envolveu Iaspi e representantes dos servidores | FOTO: DivulgaçãoReunião envolveu Iaspi e representantes dos servidores | FOTO: Divulgação

Desde março, o Conselho do Iaspi, formado por cinco representantes do governo e cinco representantes dos trabalhadores vem debatendo a necessidade do reajuste. A real necessidade do Instituto mostra a necessidade de um reajuste de 30%.

”Diante da realidade do servidor público e das argumentações dos trabalhadores, em duas reuniões anteriores foram apresentadas propostas de 20% e depois de 18%, que deveriam ter sido votadas hoje na reunião do Conselho. Mas, os membros do Conselho pediram para ampliar a discussão e hoje nos reunimos com os presidentes da CUT, do Sindicato dos Servidores da Saúde e do Sindicato dos Servidores em Educação, além da Secretaria de Políticas Sociais para ampliar o leque de discussão”, disse Daniele Aita, diretora geral do Iaspi.  

Para Daniele, o diálogo aberto e franco é essencial e ajuda a reunir propostas para a construção de soluções. “Estamos de portas abertas para receber os servidores e seus representantes pois acreditamos no entendimento, negociação e respeito para avançarmos com pautas que defendem a manutenção dos serviços de saúde e acreditamos que todos entendem a necessidade desse reajuste”, explicou a diretora do Iaspi

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.