Ministério Público da Comarca de Buriti dos Lopes, enviou nesta segunda-feira (06), um Ofício para o Grupamento da Policia Militar (GPM), solicitando que apurasse supostas ameaças e vendas de vagas na fila para eleitores na frente do Cartório da 33ª Zona Eleitoral.
Segundo o comandante do GPM, na manhã desta terça-feira (07), com apoio da Força Tática de Parnaíba, foram identificados seis elementos que estariam ameaçando eleitores, guardando vagas e vendendo no valor entre R$50,00 à R$100,00 reais. Os elementos ao saberem da fiscalização policial, se evadiram do local. Ninguém foi preso.
De acordo com relatos de eleitores que chegam para regularizar a situação eleitoral, no escritório do cartório, só existem dois funcionários para atender os municípios de Bom Princípio do Piauí, Caxingó, Caraúbas, Murici dos Portelas e Buriti dos Lopes, fazendo com que dificulte o atendimento e superlote o local. Durante essa madrugada de terça/quarta-feira(08), ultimo dia, serão centenas de eleitores de toda região tentando uma vaga na fila. Há denuncia que a pratica de vendas de lugar na fila, continua.
A Policia Militar deverá continuar fiscalizando e caso alguém seja flagrado coagindo, vendendo e/ou comprando lugar para eleitores, será preso e conduzido para uma delegacia mais próxima da região.
Encerra dia 8 de maio
Eleitores têm até hoje, dia 8 de maio para tirar a primeira via do título, regularizar a situação eleitoral ou transferir o domicílio eleitoral. Após essa data, o cadastro será fechado. Conforme a legislação eleitoral (Lei n° 9.504/1997), nenhum pedido de inscrição eleitoral ou de transferência será aceito nos 150 dias que antecedem a data da votação, que ocorre no dia 6 de outubro.
Para aqueles que preferem o atendimento presencial, é possível comparecer ao cartório ou posto da Justiça Eleitoral. Será necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência emitido há no máximo 3 meses.
Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)