Policia Militar apura denúncias de vendas de vagas na fila do cartório eleitoral em Buriti dos Lopes, norte do Piauí

Ministério Público da Comarca de Buriti dos Lopes, enviou nesta segunda-feira (06), um Ofício para o Grupamento da Policia Militar (GPM), solicitando que apurasse supostas ameaças e vendas de vagas na fila para eleitores na frente do Cartório da 33ª Zona Eleitoral.  

Segundo o comandante do GPM, na manhã desta terça-feira (07), com apoio da Força Tática de Parnaíba, foram identificados seis elementos que estariam ameaçando eleitores, guardando vagas e vendendo no valor entre R$50,00 à R$100,00 reais. Os elementos ao saberem da fiscalização policial, se evadiram do local. Ninguém foi preso.

De acordo com relatos de eleitores que chegam para regularizar a situação eleitoral, no escritório do cartório, só existem dois funcionários para atender os municípios de Bom Princípio do Piauí, Caxingó, Caraúbas, Murici dos Portelas e Buriti dos Lopes, fazendo com que dificulte o atendimento e superlote o local. Durante essa madrugada de terça/quarta-feira(08), ultimo dia, serão centenas de eleitores de toda região tentando uma vaga na fila. Há denuncia que a pratica de vendas de lugar na fila, continua.  

A Policia Militar deverá continuar fiscalizando e caso alguém seja flagrado coagindo, vendendo e/ou comprando lugar para eleitores, será preso e conduzido para uma delegacia mais próxima da região.      

Encerra dia 8 de maio

Eleitores têm até hoje, dia 8 de maio para tirar a primeira via do título, regularizar a situação eleitoral ou transferir o domicílio eleitoral. Após essa data, o cadastro será fechado. Conforme a legislação eleitoral (Lei n° 9.504/1997), nenhum pedido de inscrição eleitoral ou de transferência será aceito nos 150 dias que antecedem a data da votação, que ocorre no dia 6 de outubro.

Para aqueles que preferem o atendimento presencial, é possível comparecer ao cartório ou posto da Justiça Eleitoral. Será necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência emitido há no máximo 3 meses.

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.