A Polícia Militar está se qualificando ainda mais por conta das demandas e desafios no litoral do Piauí. O curso é uma proposta inovadora que tem como finalidade proporcionar mais técnica e precisão nas atuações policiais militares; pois estes têm encontrado grandes contrariedades na região do litoral do Piauí com suas peculiaridades.
Pra tanto o primeiro Curso de Operações e Sobrevivência em Área de Litoral (COSAL) teve sua aula inaugural na manhã desta segunda-feira (13/11) na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) com autoridades parceiras da segurança pública e presença do comandante geral da Polícia Militar, coronel Scheiwann Scheleiden Lopes; o comandante do Policiamento Litoral Meio Norte, coronel Erisvaldo Viana; e o coordenador do COSAL, o tenente coronel Inácio Delgado.
O Estado do Piauí com essa iniciativa está fazendo escola no âmbito da segurança pública ao se permitir mais técnica, frente às novas demandas, e assim tem melhores resultados frente à criminalidade que tem buscado meios de atuação pela manutenção do tráfico de drogas e outros crimes.
O Curso de Operações e Sobrevivência em Área de Litoral vai ofertar mais técnica e recursos de atuação aos policiais militares no litoral, onde os lugares são diversos em um único ambiente. O curso, que é novidade no Brasil, vai contribuir com a redução da criminalidade no litoral do Piauí com atuação dos militares com mais essa capacitação.(Daniel Santos)