Conforme informações apuradas pelo Núcleo de Jornalismo do Lupa1, o PM trafegava em um veículo modelo Gol, de cor vermelha, pela avenida Getúlio Vargas, quando ao avistar uma blitz de fiscalização da polícia, fez uma manobra arriscada e se evadiu do local.
Policiais do do Batalhão de Rondas com Apoio de Motocicletas (Rocam), perceberam a ação do indivíduo e indicaram um acompanhamento tático. O sargento foi interceptado pelos policiais já no Centro da Cidade.
Os PMs abordaram Jorge Merciér, e solicitaram que ele realizasse o exame do bafômetro, para saber se ele estava embriagado. Ao invés de soprar, o policial chupou, situação que fez com que ele fosse detido, conduzido para o Instituto de Medicina Legal (IML), para realizar exames que comprovaram a embriaguez.
Na sequência ele foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba, para os procedimentos cabíveis. Ele foi autuado, e pagou uma fiança de um salário mínimo (R$ 1.300), e foi liberado para acompanhar o processo em liberdade.(Lupa1)