Vereadora Neta ao lado de Auxiliadora, filha do homenageado
Agora é oficial. O Prefeito Florentino Neto sancionou a lei que denomina “Rua Tabelião Rubenito Coqueiro Furtado” a atual Rua Adilson Matos Chagas, como início na Rua Benedito de Lima e Silva e final no Loteamento Guará, no Bairro Reis Veloso, neste município.
Trata-se do reconhecimento da municipalidade ao trabalho de um cidadão que viveu em Parnaíba e faleceu em 2007, aos 84 anos de idade, deixando uma larga folha de serviços prestados à cidade.
Foi a vereadora Neta Castelo Branco de Sousa a autora da proposta aprovada na Câmara, dando a nova denominação da rua.
Rubenito Coqueiro Furtado era natural de Floriano, casado com Maria de Jesus Spíndola Furtado, maranhense de São Bernardo, com quem teve os filhos: Arlene, Maria Auxiliadora, José Vítor, Maria da Conceição, Anita, Vitória Régia e Rejane. Criou ainda os filhos adotivos, como “filhos do coração” Francisco das Chagas e Taciana.
Cursou o ensino fundamental em Parnaíba no Ginásio Parnaibano e em seguida fez o curso de Guarda Livros, na União Caixeiral. Teve seu primeiro emprego na Empresa Fluvial, da família Mavignier, logo sendo convidado para trabalhar na Casa Inglesa, ocupando vários cargos na citada empresa.
No início da década de 50 prestou concurso público para Tabelião e Escrivão do Registro Civil de Parnaíba, onde foi aprovado com distinção e exerceu efetivamente durante 40 anos este nobre profissão.
