A imprensa divulga hoje que 12 prefeitos foram denunciados à justiça federal pela prática de improbidade administrativas e, coincidentemente, parte deles são gestores de pequenos municípios, com menos de 20 anos de emancipação política.
É o caso da prefeita de Ilha Grande do Piaui, Joana Darc,e de Bom Principio, Marcelo Soares. Seus municípios tinham Parnaíba como cidade mãe.A política da criação de novos municípios, a maioria “currais eleitorais”, permitiu o desmembramento e os que se apresentavam como “grandes pessoas”, preocupadas com os destinos das populações daquelas comunidades, tomaram posse e hoje agem como donos do pedaço.
Em Bom Princípio, esse tal Marcelo é cria do José Leandro Filho, o primeiro prefeito de lá. Zé Filho, como é chamado, quando não se elege, coloca um preposto para substituí-lo e vai tomando conta; na Ilha Grande, tudo começou com Henrique Sertão, que por 8 anos desgovernou a Ilha.Depois, o povo quis mudar, escolheu Paulo Rogério. Outro “monte”!!! Depois, elegeu a mulher de Henrique, Joana, que está acabando com o município. Já nem sei como a Ilha aguenta tanto…
Sem se falar em Cocal.O dono de lá é o José Maria Monção, conhecido em Parnaíba como Pistola. Nos tempos de estudante, em Parnaíba, do Colégio Estadual Lima Rebelo.