A prefeitura de Parnaíba, através da secretaria de infraestrutura e da Empa (Empresa Parnaibana de Serviços Públicos) já começou a execução do projeto da reforma completa das instalações do mercado da Rua Caramuru, que inclui também a transformação da Praça Santa Cecília em estacionamento, cujo projeto também já está elaborado.
“O trabalho será feito por etapas e estamos iniciando a primeira, que consta da construção de boxes novos para todos da área invadida na frente do mercado para a rua Caramuru. Serão 500 metros quadrados de área construída – em torno de 100 boxes, aproximadamente. Eles serão diferenciados – alguns ficarão maiores porque seus proprietários já possuem direito adquirido. A gente vai manter todos os que invadiram a área há mais ou menos 12 anos, porque são pais de família que dali tiram seu sustento e o da família. Fizemos um estudo do modo que ninguém perca um metro quadrado. Todos vão ganhar seu box novo, todos unificados, com dimensões adaptadas para o tipo de produto que vendem e do tamanho que cada um já possuía por direito adquirido”, esclarece a secretária Gracinha Moraes Sousa.
De acordo com a secretária, estão sendo construídas tendas na parte onde era estacionamento; sendo vista a questão da segurança no local e a previsão é de que até o final da semana será feita toda a mobilização, para colocar ali o pessoal da frente do mercado, na Rua Caramuru. “Queremos fazer tudo sem transtornos, vamos fornecer a energia para que todos montem seus pontos de comércio e continuem e continuem com suas vendas” – destaca Gracinha.
Segundo ela, feita a transferência das pessoas será feita a retirada do material velho de madeira, das invasões e, em seguida, a construtora inicia o serviço e tem 30 dias para concluir, “mas conta a partir do dia em que estiver tudo limpo na frente”, esclarece. Disse ainda a secretária que foram feitas reuniões individualizadas “in loco” da ala que vai ser mexida e todos demonstraram boa vontade, “querem ser parceiros, inclusive vão fiscalizar porque vão ganhar novos pontos e virar permissionários. Hoje eles não possuem a permissão, só tem a invasão. E vai ser bom para pra gente, como parnaibanos, que teremos um mercado de qualidade e vai ser bom para o feirante”, acrescentou.
Gracinha disse também que a 2ª etapa já está licitada, “mas não vamos dar ordem de serviço agora, para evitar tumulto. Por isso é que estamos fazendo a obra por etapas. Quando forem entregues os 30 primeiros boxes vamos iniciar com o pessoal do lado direito do mercado, na rua paralela à Pinheiro Machado. Lá será o dobro de boxes e o prazo de término é 45 dias”, finalizou.