A opinião a seguir é do jornalista Feitosa Costa, em sua coluna “Ponto de Vista:
O meio político de Parnaíba “está cheio”: o deputado estadual Dr. Hélio (MDB) estaria disposto a desistir da pré-candidatura a prefeito abrindo caminho para Florentino Neto (PT) e este, em troca, lhe apoiaria para deputado federal incondicionalmente.
“Preço” caro
A estratégia de Dr. Hélio seria levar a pré-candidatura até o limite para “vender” cara a desistência, na avaliação de políticos que acompanham os bastidores da Parnaíba.
Sexto mais votado
Florentino Neto foi o sexto mais votado deputado federal obtendo quase 106 mil votos, 21 dos quais dentro da Parnaíba, município que governou de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016.
Todos os colégios
Pela desistência de Dr. Hélio, Florentino Neto assumiria o compromisso de transferir todos os seus colégios eleitorais, especialmente a própria cobiçada Parnaíba.
Derrota anula acordo
O suposto acordo entre Dr. Hélio e Florentino Neto só vingaria no caso deste último sair vitorioso em outubro de 2024.
Mudança de partido
Para vingar, o acordo ainda exigiria uma mudança de partido: Dr. Hélio deixaria o MDB e ingressaria no PT para ter uma melhor aceitação nas bases de Florentino.
Sobrinho herdaria
Dentro da especulação, Hélio lançaria seu sobrinho, advogado Daniel Oliveira, hoje secretário de Meio Ambiente, como deputado estadual.