
2026 chegou e com ele as eleições para os cargos de presidente, governador, senador e deputados estaduais e federais. Nesse sentido, realizamos um levantamento que prevê, com base em declarações públicas de prefeitos e líderes de oposição nos municípios, quais deputados serão votados em cada cidade. Iniciamos com Parnaíba.
A cidade de Parnaíba vai enfrentar um cenário atípico em 2026. Isso porque o rompimento entre o prefeito Francisco Emanuel e a deputada Gracinha Mão Santa fez surgir um reequilíbrio de forças. Em 2022, com o apoio do então prefeito Mão Santa, Gracinha foi a mais votada do pleito, com 22904 votos, isolada na liderança. Apesar de perder o apoio do executivo municipal, a tendência é que a deputada continue com forte votação.

Após o rompimento com Gracinha, o atual gestor flertou com algumas lideranças, tendo mais recentemente formalizado parceria, ao lado de vereadores, com o deputado estadual Rubens Vieira (PT). Rubens obteve 5296 votos em 2022, e tem grande possibilidade de aumentar sua votação.

Dr. Hélio é outro nome forte da política de Parnaíba. Além de deputado experiente, Hélio também tem a seu favor o fato de ter sido candidato majoritário nas eleições de 2024, aumentando ainda mais seu conhecimento perante a população parnaibana. Em 2022, recebeu 8261 votos e pode aumentar sua votação.
Ex-prefeito de Buriti dos Lopes, Júnior Percy surgiu com uma das novas apostas do Progressistas para a eleição de 2026. Por ser da região, pode também receber uma votação significativa, caso realmente se confirme como candidato .
Outro nome que deve obter boa votação em Parnaíba é o deputado Flávio Nogueira Junior (PT). O parlamentar detém boa relação com o prefeito Francisco Emamnuel, além de relações com vereadores, como o presidente da Câmara, Daniel Jackson.

Outros nomes surgem também com potencial de alcançar votações expressivas em Parnaíba, mas em menor proporção, visto as atuais articulações. Segue a lista com os demais nomes votados na cidade no último pleito de 2022.
Fabio Xavier (PT): 3028 votos
Tererê (MDB): 2393 votos
Fábio Novo (PT): 1760 votos
Pastor Gessivaldo Isaias (Republicanos): 1740 votos
Evaldo Gomes (Solidariedade): 1284 votos
(Por: Alécio Rodrigues/MN)