Danilo Melo
Para uma platéia de estudantes, professores e intelectuais o professor Danilo Melo fez palestra (Educação Integral e Desenvolvimento Humano) e lançou seu livro “Educação Integral- Vivências no Tocantins”. O evento ocorreu na noite desta sexta-feira(15) no auditório da UESPI- Universidade Estadual do Piauí. Danilo foi professor em Parnaíba e secretário de Cultura, na primeira gestão do exprefeito Zé Hamilton (1993/1996).
Auditório lotado
Por mais de uma hora Danilo falou de suas experiências como Secretário de Educação de Palmas(2005 a 2010), tendo voltado ao cargo em 2014, onde permaneceu até 2018. “Quando assumiu a secretaria pela primeira vez, a capital do Tocantins tinha menos de mil crianças em creches e ensino fundamental compartilhado comn a rede estadual. Em 2015 Palmas se aprtoximava da universalização da pré-escola e tinha mais de 60% das matrículas em educação integral. E mais: em pouco mais de uma década, a cidade, que apresentava um quadro de abalfabetismo muito preocupante, foi declarada livre do analfabetismo, tornando-se a primeira capital do país a erradicar o analfabetismo absoluto acima dos 15 anos de idade”.
Danilo autografou seu livro para estudantes e amigos presentes
Devido ao seu desempenho, Danilo superou barfreiras e idiossincrasias políticas. Mesmo tendo atuado em governos de esquerda, foi convidado pelo então governador Siqueira Campos, de centro-direita, para assumir a secretaria estadual de educação. No Estado, atuou tambémna perspectiva da educação em tempo integral, com ótimos resultados e grandes mudanças na gestão escolar.
Danilo com outros amigos (Olavo Rebelo, Bernardo Silva e Vera Coutinho) que integraram o Movimento Cultural Inovação, responsável pela publicação do jornal “Inovação”
Danilo ocupou os cargos de Professor da Universidade Federal do Tocantins, secretário de Educação da Bahia (2022), secretário de educação de Palmas e do Estado de Tocantins, Presidente da Fundação Cultural de Tocantins, dentre outros cargos. Ele foi secretário de Cultura de Parnaíba e é membro da Academia Parnaibana de Letras.
Danilo Melo com o amigo Olavo Rebelo Filho
O livro